O Tribunal de Contas de Mato Grosso está realizando estudos com vistas à ampliação de tipos de processos que passarão a tramitar no seu Plenário Virtual. Esse espaço eletrônico de julgamento tem otimizado a função judicante, racionalizado tempo desprendido nas sessões de julgamento e gerado ampla economicidade para o órgão. Atualmente, o Plenário Virtual responde por mais de dois terços das decisões colegiadas do TCE-MT. Desde a sua criação, em 2012, esse ambiente serviu para julgamento de cerca de 23 mil processos. As sessões do Plenário Virtual têm duração semanal, sendo abertas às 8h30 das segundas-feiras e encerradas às 17h das sextas-feiras. Para acessar os julgamentos, basta entrar na página www.tce.mt.gov.br, ou seja, transparência total.
Contratações temporárias são temas de alertas do TCE-PB à prefeitura de JP e ao Governo do Estado
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) publicou, nesta terça-feira (02), alertas ao Governo do Estado da Paraíba (nº746/19) e à Prefeitura Municipal de João Pessoa (nº 742/19). Os dois tratando do mesmo assunto: contratações de pessoal temporárias por excepcional interesse público.
TCE-MS: Novos auditores estaduais de controle externo iniciam programa de formação
A capacitação específica ministrada aos novos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, teve início na manhã desta segunda-feira, 01 de julho, no laboratório de informática da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX). Com a finalidade de adquirir mais conhecimento sobre os sistemas que compõem o TCE-MS, os 16 auditores estaduais de controle externo, passam por um curso de ambientação geral que vai permitir o fortalecimento do crescimento profissional dos mesmos.
TCE-RS lança revista eletrônica sobre 30 anos da Constituição Estadual
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), através de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), lançou uma edição especial da Revista Eletrônica do TCE-RS, com a temática “Dossiê: Constituição do Estado do Rio Grande do Sul – 30 anos”. A publicação reúne artigos de perfil acadêmico, com o objetivo de oferecer diferentes perspectivas acerca dos 30 anos de vigência da Carta Estadual em diferentes áreas das políticas públicas. Para o presidente do TCE-RS, conselheiro Iradir Pietroski, “o processo constituinte promoveu um extraordinário momento de debate que mobilizou a sociedade gaúcha. Importante que, ao ensejo dos 30 anos de nossa Carta Magna, se faça um balanço dos avanços que tivemos, tanto quanto dos desafios que permanecem não equacionados”, disse.
TCMGO lança Portal de Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (PNE)
Na semana em que o Plano Nacional de Educação (PNE) completou cinco anos, o TCM de Goiás lança um Portal exclusivamente para acompanhar o plano. Instituído no dia 25 de junho de 2014, o PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no Brasil até 2024. Com o Portal, o objetivo do tribunal é disseminar as ações desenvolvidas desde 2017 de acompanhamento do plano por meio de programa “PNE”; aumentar a transparência para favorecer o controle social; e divulgar e multiplicar as boas práticas adotadas pelos municípios.
Conselheiro do TCE/SC destaca manifesto pela educação emitido pela Atricon e pelo IRB
O conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Gerson dos Santos Sicca fez registro, durante sessão plenária, do manifesto ‘Em Defesa do Direito Fundamental à Educação e de suas Garantias Constitucionais’, emitido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa e o Comitê Técnico da Educação (IRB), que elenca dispositivos da Constituição Federal que definem a educação como “patrimônio jurídico inalienável”.
Aplicativo lançado pelo TCE-PB e Governo do Estado vai mostrar onde comprar mais barato na Paraíba
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arnóbio Viana e o governador João Azevedo, lançaram no final da manhã desta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, o aplicativo de celular ‘Preço da Hora’. A mais nova ferramenta do TCE-PB irá disponibilizar para o cidadão, em qualquer região do Estado, informações, em tempo real, onde comprar barato na Paraíba com preços de mais de 739 mil itens de produtos. A nova ferramenta de transparência tem tecnologia 100% paraibana.