Com proposição do presidente Valdecir Pascoal, o Pleno do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aprovou um voto de aplauso pelos 33 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), comemorados na última terça-feira (26). Ex-presidente da Associação entre 2014 e 2017, Pascoal destacou a importância da entidade para o Sistema Tribunais de Contas e para o país.
“É uma data importante para o controle externo brasileiro, e de maneira particular para mim, que fui presidente por dois mandatos. Tenho orgulho dessa entidade que, ao longo do tempo, foi se consolidando como uma instância de aprimoramento dos Tribunais de Contas. Não existe democracia sem instituições fortes, e os Tribunais de Contas contribuem de forma importante para a democracia e fortalecimento do Estado de Direito”, disse ele.
Ele citou o legado dos ex-presidentes da Atricon, e mencionando, em especial, o trabalho do atual presidente, conselheiro Edilson Silva, “que tem feito um trabalho de muita dedicação, percorrendo o Brasil, e merece o nosso reconhecimento e os nossos parabéns”.
Pascoal também reconheceu o trabalho do conselheiro Carlos Neves, vice-presidente da Atricon, mantendo uma tradição do TCE-PE em participar das diretorias da entidade.
Carlos Neves pontuou o relevante papel da entidade na defesa dos TCs, dos seus interesses e das suas competências constitucionais. “A Atricon realiza um ‘olhar crítico’ para os próprios tribunais, trazendo as balizas necessárias para o que é uma instituição referência”, comentou.
Os conselheiros Rodrigo Novaes e Dirceu Rodolfo também se juntaram à homenagem.
Ambos destacaram a atuação de Valdecir Pascoal à frente da Atricon, e, atualmente, as de Carlos Neves e do atual presidente, conselheiro Edilson Silva, como referências na atuação para melhoria do sistema.
“Pude ver recentemente o reconhecimento que nosso presidente Valdecir Pascoal tem, sendo sempre lembrado, de maneira destacada, pelo seu trabalho frente à Atricon”, comentou Novaes.
“Ressalto o trabalho diuturno e incansável do conselheiro Carlos Neves, que é uma liderança, notadamente nas questões jurídicas”, comentou Dirceu Rodolfo.
O conselheiro Marcos Loreto lembrou que a participação do TCE-PE na diretoria da Atricon é histórica, remontando às contribuições dos conselheiros Carlos Porto, Marcos Nóbrega e Carlos Maurício.
Fonte: TCE-PE