63 Anos: Autoridades são homenageadas durante comemorações no TCE-AM

A programação de aniversário de 63 anos do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que continua até a próxima sexta-feira (18), iniciou nesta segunda-feira com a cerimônia de entrega das medalhas do “Colar do Mérito de Contas”, concedida a personalidades que realizaram relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público.

A escolha dos agraciados foi aprovada, por unanimidade, pelo Tribunal Pleno do TCE-AM, na sessão do último dia dia 9 de outubro de 2013, tendo como base as realizações e méritos desses cidadãos, que merecem, segundo o colegiado, um especial reconhecimento da corte de Contas.

Na abertura da solenidade, o presidente do TCE, conselheiro Érico Desterro, destacou aos presentes o novo momento que o TCE vem passando, de aproximação com a sociedade. Desterro frisou que a corte vem se tornando cada vez mais transparente, ao abrir diversos canais de comunicação com a sociedade e deu como exemplo a sessão ordinária Tribunal Pleno que agora é gravada e disponibilizada no portal da instituição www.tce.am.gov.br na íntegra. O áudio da sessão e fotografias também estão sendo disponibilizadas pelo órgão.

Segundo Desterro, a entrega de medalhas representa o reconhecimento e a importância dessas pessoas para o Estado. “Estamos muitos felizes em poder comemorar os 63 anos do TCE agraciando personalidades ímpares de cada setor”, comentou.

Das 14 personalidades escolhidas para receber o “Colar do Mérito de Contas”, apenas onze puderam comparecer à cerimônia. Os demais estavam viajando a trabalho.

O vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Josué Filho, elogiou a escolha dos nomes e disse que todos estavam à altura de tal homenagem.

Um dos homenageados, conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Victor José Faccioni, agradeceu a lembrança do seu nome para receber a medalha e ressaltou que todos os escolhidos são merecedores, porque prestam relevantes serviços tanto como empresários como homens públicos.

Presente na solenidade, o governador do Estado, Omar Aziz, falou da honra de participar da comemoração do aniversário de 63 anos do Tribunal de Contas, da inauguração do novo auditório e da entrega da Medalha do Mérito de Contas. “O TCE completa 63 anos se modernizando, se equipando melhor. De dois em dois anos, escolhe personalidades para homenagear pelos seus méritos. Vir aqui é respeitar as pessoas que estão sendo homenageadas e também pelo respeito que o Estado tem com o Tribunal de Contas, pelo o que ele representa. O Tribunal não só reprova, como também orienta”, comentou, ao enfatizar que “os nomes escolhidos são merecedores da homenagem e o TCE e a sociedade só têm a ganhar com o auditório do Tribunal”.

A condecoração consiste em uma medalha em formato circular contornada com os dizeres: “Colar do Mérito de Contas”, tendo ao centro o brasão do Estado e, no verso, o nome da personalidade agraciada e é composta de comenda, roseta e diploma. O colar foi instituída por meio da resolução N° 1, de 7 de abril de 2005.

Lista de homenageados

Alberto Simonetti Cabral Filho – Representado por Alberto Simonetti Cabral Neto;
Edmilson da Costa Barreiros Junior – Procurador da República no Amazonas;
Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra – Procuradora-Geral do MPC de Pernambuco;
José Roberto Tadros – Presidente da Federação do Comércio do Amazonas;
Luis Sérgio Gadelha Vieira – Conselheiro do TCE-Ceará
Milton Magalhães Cordeiro – Vice-Presidente de jornalismo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão;
Saul Benchimol – Empresário
Ubiratan Diniz de Aguiar – Ministro do Tribunal de Contas da União;
Victor José Faccione – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul;
Homero de Miranda Leão – (in memoriam)
Vivaldo Barros Frota – Representado por Marco Antônio Botelho Frota.

A medalha de colar do mérito de contas foi instituída por meio da resolução N° 1, de 7 de abril de 2005.

Fonte: Ascom TCE-AM (Texto: Amaro Jr.; Foto: Socorro Lins)

Leave a Reply