Tribunal de Contas de Minas Gerais adere ao movimento de prevenção ao câncer de mama

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais aderiu ao movimento Outubro Rosa que simboliza, no mundo inteiro, a luta contra o câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, os edifícios do Tribunal ficarão iluminados com a cor da campanha.

Constarão do Portal e da Intranet diversas orientações para estimular a realização de exames periódicos de prevenção ao câncer de mama. Os servidores da Casa serão abonados do ponto no dia de realização dos exames, conforme Portaria regulamentando a matéria.

A iniciativa é da Presidente do TCEMG, Conselheira Adriene Andrade, que conseguiu superar um câncer de mama. “A minha vitória me conduziu a uma nova missão na vida: a de continuar a luta para ajudar as pessoas na prevenção, na busca da cura e na realização de ações para que todos tenham acesso aos exames de diagnóstico e aos medicamentos mais avançados para o tratamento do câncer de mama” – enfatiza a Presidente.

A Presidente destaca que a ação mais efetiva no combate à doença é a prevenção, principalmente, por meio do diagnóstico precoce, capaz de salvar vidas de milhares de mulheres no mundo inteiro. “A descoberta da doença em estágio inicial atinge um índice de cura acima de 90%” – destacou a Conselheira.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o câncer de mama é considerado no Brasil um problema de saúde pública e somente para este ano existe a expectativa de que 52.260 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados, sendo que o índice de mortalidade é de 12 mil casos.

E a Conselheira Adriene Andrade faz um alerta: “estamos trabalhando na conscientização da necessidade do autoexame e das consultas clínicas também para os nossos servidores do sexo masculino, já que a doença, apesar de em número bastante inferior, atinge também os homens”.

A Presidente do TCEMG reforça que “o mês de outubro apenas simboliza o movimento de prevenção ao Câncer de Mama, mas que a luta contra a doença deve ser diária, durante o ano inteiro e assumida por todos: do cidadão, aos especialistas e às autoridades”.

O movimento

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos,

onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Visite o site do outubro rosa em português: www.outubrorosa.org.br/

Leave a Reply