TCEMG suspende licitação da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem

Os membros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) confirmaram, na sessão de hoje, 21 de maio, a suspensão do Pregão 97/2018, dada liminarmente pelo conselheiro substituto Adonias Monteiro. O processo licitatório realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, Região Metropolitana de BH, tem como objeto a contratação do serviço de assistência técnica e manutenção em equipamentos odontológicos. A Denúncia nº 1.066.687 foi feita pela empresa Top Equipamentos Médicos e Odontológicos Ltda.

Adonias Monteiro considerou irregular a exigência, contida no edital, de comprovação junto ao Ministério da Saúde de funcionamento das empresas licitantes. Ele se baseou na Resolução da Diretoria Colegiada RDC 16/2014, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que exclui dessa obrigação as empresas que realizam exclusivamente a instalação, manutenção e assistência técnica de equipamentos de saúde. “Permanecer no edital tal obrigatoriedade contradiz o artigo terceiro da Lei de Licitações”, explicou o relator.

O secretário Municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, foi intimado a suspender a licitação na fase em que se encontra, sob pena de uma multa diária no valor de R$ 1 mil.

Alda Clara – Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG