Estilac Xavier é eleito presidente do TCE-RS

Imagem de arquivo (TCE-RS)

Na manhã de última terça-feira (22), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) realizou sessão plenária especial de eleição da administração do ano de 2020. O novo presidente do TCE-RS, que tomará posse no dia 09 de dezembro, às 15h00, é o conselheiro Estilac Xavier.

A votação foi conduzida pelo corregedor do Tribunal, conselheiro Marco Peixoto. A escolha do conselheiro Estilac Xavier para assumir a Presidência da Corte no ano de 2020 foi unânime. Na ocasião também foram eleitos o vice-presidente, que será o conselheiro Pedro Figueiredo; o 2º vice, conselheiro Alexandre Postal; o corregedor, conselheiro Marco Peixoto; e o ouvidor, conselheiro Iradir Pietroski, atual presidente. Já a 1ª e a 2ª Câmaras serão presididas pelos conselheiros Cezar Miola e Algir Lorenzon, respectivamente.

Em seu discurso, o conselheiro Estilac Xavier relembrou sua trajetória política e como conselheiro do TCE-RS, ressaltando a contribuição dos demais membros da Casa para o sucesso de suas atividades. Ele também mencionou o momento político enfrentado pelo Brasil, afirmando que o objetivo de seu mandato será afirmar a posição do Tribunal de Contas como defensor da Constituição, da democracia, da liberdade e dos direitos fundamentais. “Não há democracia neste país se a Constituição e as leis não forem observadas”, assegurou.

O conselheiro Iradir Pietroski exerce a Presidência do TCE-RS até 09 de dezembro, data em que será empossado o conselheiro Estilac Xavier.

Também participaram da sessão de eleição os conselheiros Algir Lorenzon, Cezar Miola, Iradir Pietroski, Pedro Figueiredo e Alexandre Postal; os conselheiros substitutos Renato Azeredo, Ana Warpechowski, Daniela Zago, Letícia Ramos e Roberto Loureiro; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Geraldo da Camino; e o procurador do Estado junto ao TCE-RS, Euzébio Ruschel, além de servidores da Casa.

Laís de Oliveira – Assessoria de Comunicação Social