Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MS: Escoex prepara curso sobre convênios e contratos administrativos

Já estão abertas as inscrições para o curso online “Convênios e Contratos Administrativos: Fiscalização e Prestação de Contas”, que será disponibilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo, a partir do dia 19 de novembro.  O curso é direcionado aos servidores do TCE-MS, jurisdicionados e sociedade que tenham noção básica de direito administrativo. Os interessados devem acessar o link  http://www.tce.ms.gov.br/escoex/sge/PreMatricula/Criar/323

Em 20 horas a instrutora Ana Cláudia Pilla, auditora de controle externo do TCE-MS, vai capacitar os participantes sobre como distinguir os convênios administrativos dos contratos administrativos e identificar o procedimento de celebração, execução e prestação de contas dos convênios administrativos, com base na Lei n. 8.666/93 e as inovações trazidas pela Lei nº 13.019/2014.

Ana Cláudia Pilla é formada em direito e pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Direito Público com ênfase em Gestão Pública. Foi assessora de Desembargadores no Tribunal de Justiça de MS e, desde janeiro de 2018, é auditora  estadual de controle externo do TCE-MS.

Todo o conteúdo será dividido em 4 módulos : “Convênio e a Lei n°13.019/2014 MROSC”; “Celebração”; “Execução” e “Prestação de Contas” e apresentado por meio de slides e exemplos práticos com base na legislação atual.

A coordenadora geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues, destaca que esse assunto tem sido uma demanda constante dos entes jurisdicionados e demais gestores e fiscais de contratos, na busca pelo aprimoramento e apropriação das regras que exigem o seu  cumprimento, do planejamento à execução dos procedimentos formais para as aquisições de bens e de serviços. “ Esse Curso apresenta as bases conceituais e legais para a celebração de convênios e contratos, esclarecendo as fases, os requisitos para a celebração, a formalização e a prestação de contas de maneira clara e objetiva a fim de contribuir com as boas práticas de gestão pública eficiente, eficaz e transparente”.

Tania Sother

 

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições