Encontro Nacional dos Tribunais de Contas ocorrerá entre os dias 16 e 18 de novembro

A oitava edição do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (VIII ENTC) será realizada entre os dias 16 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). A data foi definida em reunião, na manhã desta segunda-feira (4), entre os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RJ) e do Município (TCM-RJ) do Rio de Janeiro e representantes das entidades que compõem o Sistema de Controle Externo.


O encontro, na sede do Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, teve a presença dos presidentes da Atricon, Cezar Miola, do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Joaquim Castro, do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, e do TCM-RJ, Luiz Antonio Guaraná. Também participaram os vice-presidentes da Atricon Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) e João Antônio (TCM-SP), diretores da entidade, membros e técnicos de Tribunais de Contas (TCs).


Na oportunidade, o presidente da Atricon agradeceu a disponibilidade dos TCs fluminenses em sediar o VIII ENTC. “O Encontro Nacional é um espaço tradicional de discussões de temas relevantes para o controle externo, tanto do interesse associativo, quanto de natureza institucional”, disse Cezar Miola.


Na reunião, o presidente do TCM-RJ, Luiz Antonio Guaraná, destacou a satisfação em participar da realização do Encontro. “Estou feliz em recebê-los e em promover aqui um importante encontro do calendário das entidades”, afirmou. Também anfitrião do evento, o presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, ressaltou que a união de esforços entre as instituições e as entidades resultará na organização de um evento muito qualificado. “Essa programação certamente irá reforçar a atuação do Sistema de Controle Externo, com capacidade de disseminar debates e informações a todas regiões do país”, ressaltou Nascimento.


Além da definição de aspectos relacionados à organização do próximo encontro nacional, foram debatidas questões referentes ao calendário de eventos das instituições que congregam os Tribunais de Contas. “A quantidade de eventos prevista prova a vitalidade da Atricon e do IRB e mostra que as duas entidades estão ativas, em movimento”, afirmou o presidente do IRB, Edilberto Pontes.


O local e a programação do Encontro Nacional serão divulgados em breve. Inicialmente, a programação estava prevista para acontecer em Aracajú (SE). A alteração da sede se deu em comum acordo entre as instituições e entidades envolvidas.