Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Uso de tablets agiliza e amplia eficiência das fiscalizações presenciais do TCE-PR

Desde maio, servidores do Tribunal de Contas estão utilizando tablets nas auditorias in loco realizadas em todo o Paraná. Além de dispensar o uso do papel – há mais de uma década o Tribunal de Contas do Estado do Paraná adotou o processo 100% digital -, a iniciativa contribui para aumentar a eficiência e a agilidade dos trabalhos de auditoria.

Os tablets são utilizados por servidores da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) e da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) – as duas unidades do TCE-PR que mais executam fiscalizações presenciais. Os equipamentos estão conectados à rede de dados do Tribunal. Dessa forma, permitem o acesso aos formulários e demais documentos da auditoria em curso. Possibilitam, também, conferir dados de forma digital, garantindo a autenticidade e a integridade das informações.

“O uso do tablet torna a fiscalização mais assertiva, por evitar que questões importantes sejam negligenciadas ou esquecidas, já que o preenchimento dos documentos da auditoria se dá de modo imediato”, avalia a auditora de controle externo Vivianéli Araujo Prestes, coordenadora da CAUD.

Na opinião do engenheiro civil Paulo Augusto Daschevi, coordenador da COP, o tablet trouxe uma contribuição importante na fiscalização de obras públicas in loco. O equipamento facilita a coleta de dados em campo, permitindo que os auditores percorram toda a área a ser fiscalizada com mais agilidade e praticidade.

A aquisição de tablets está de acordo com o objetivo nº 13 do Plano Estratégico 2022-2027 do TCE-PR: “Aperfeiçoar a governança de tecnologia da informação (TI) e intensificar seu uso para alavancar o desempenho dos processos de fiscalização, suporte e gestão.”

Fonte: TCE-PR

Mais recentes
Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 62/2026

Reporta+ e Escuta Cidadã vencem Prêmio Transparência da Câmara dos Deputados

TCE-AL sedia a Semana de Garantia da Qualidade 2026 do PNTP

Atricon apoia formação que prepara redes e escolas para o Super El Niño

Rede Integrar inicia construção do PAT 2027 com a participação dos Tribunais de Contas

Leia também

Reporta+ e Escuta Cidadã vencem Prêmio Transparência da Câmara dos Deputados

A premiação é conferida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, em conjunto com a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, a partir de indicações feitas por líderes e presidentes das comissões permanentes da Casa.

TCE-AL sedia a Semana de Garantia da Qualidade 2026 do PNTP

O evento técnico reúne especialistas e representantes dos Tribunais de Contas para discutir os procedimentos utilizados nas avaliações do PNTP e garantir maior uniformidade, segurança e qualidade aos resultados.

Atricon apoia formação que prepara redes e escolas para o Super El Niño

A Atricon é uma das apoiadoras da formação online Educação Resiliente: como a educação pode se preparar para o Super El Niño?, que será realizada no dia 9 de setembro, das 14h às 16h.