Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Diagnóstico de Qualidade e Agilidade será apresentado no XXVII Congresso de TCs

O diagnóstico a ser apurado pelo instrumento de Autoavaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo, a que se submeteram 29 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros, somente será anunciado durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas, programado para o período de 3 a 6 de dezembro, na cidade de Vitória (ES). O resultado indicará nível de atendimento em relação aos 20 itens e 60 critérios aprovados previamente.

O procedimento está sendo aplicado por um Comitê Gestor composto por conselheiros, conselheiros substitutos e técnicos escolhidos pelo Conselho Deliberativo da Associação de Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Além de aplicar um questionário com 133 quesitos, o Comitê vem fazendo visitas técnicas para certificar as informações fornecidas. Faltam ser visitados apenas o TCM-BA e o TCM-RJ.

A autoavaliação não objetiva ranqueamento e obedeceu a ato de adesão dos Tribunais de Contas. O propósito é ter um referencial de qualidade e agilidade, para recomendações futuras de melhoria.

No final deste mês de outubro, em Cuiabá (MT), o Comitê Gestor vai se reunir para definir como as informações serão organizadas e aprovar os modelos de relatório. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo conselheiro substituto Jaylson Fabianh Lopes Campelo, do TCE-PI (foto).

Mais recentes

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

Atricon participa de Congresso da FENASTC

Projeto Destrava ganha novas adesões para a retomada de obras inacabadas no Brasil

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Leia também

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

O superintende Executivo do Instituto Unibanco e professor da Fundação Dom Cabral, Ricardo Henriques, e o consultor sênior em Educação da Comissão Europeia e Pesquisador do Lapope/UFRJ, João Marcelo Borges, visitaram a sede da Atricon, em Brasília.

Atricon participa de Congresso da FENASTC

O evento, realizada no sábado (31), em Porto Alegre (RS), teve como tema “Construir Tribunais de Contas a serviço da cidadania e da democracia” e reuniu representantes de entidades sindicais, servidores e integrantes do Sistema de Controle Externo brasileiro.

Projeto Destrava ganha novas adesões para a retomada de obras inacabadas no Brasil

Com a ampliação, passam a integrar a iniciativa a AGU, a CGU, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Confea, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa Econômica Federal.