II CNCTC reuniu mais de 400 profissionais para imersão sobre o papel da comunicação pública na defesa da democracia

Realizado em Vitória (ES), nos dias 4 e 5 de julho, o  II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) reuniu mais de 400 profissionais de 24 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique, para participar das atividades que envolveram paineis de discussões, palestras magnas e oficinas, que abordaram assuntos da atualidade mais importantes que contribuem para uma comunicação pública mais eficiente e para a defesa da democracia. 

Para além dos profissionais de comunicação dos Tribunais de Contas brasileiros, o Congresso recebeu também profissionais representantes das assessorias dos municípios capixabas, além de representantes de outros órgãos públicos.  

Confira alguns depoimentos dos congressistas que passaram por aqui: 

Perguntados sobre suas percepções acerca dos aprendizados vividos durante o evento, alguns congressistas deram seus depoimentos parabenizando a programação e a organização do Congresso.  

Liede Nogueira – Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo 

“Estou achando o Congresso fenomenal, com muitas informações e palestrantes renomados, que trazem ideias sobre estratégias sobre fake news, desinformação e muito mais. Vale a pena participar!”. 

Luca Mendes – Diretor de Comunicação do TCE-Minas Gerais 

“Estou achando o CNCTC muito interessante, com muitos assuntos importantes pautados, além das percepções de grandes profissionais da área. Tenho certeza de que está sendo muito importante para todos os participantes”. 

Tatiana Gomboski – Gestora de Comunicação Interna do TCE-Rio Grande do Sul 

“O Congresso está sendo muito importante para trazer atualizações sobre temas que estão em voga nacionalmente. Está sendo uma oportunidade para nós, profissionais da área, além do lugar de escuta, realizar um networking e discutir sobre os desafios da comunicação, principalmente na tentativa de aproximar as instituições públicas dos cidadãos”.

Eugênio Pasteli – TCE-Rio Grande do Norte 

“Estou achando o encontro muito bom, além de instigante e desafiador. Os temas que vêm sendo discutidos são extremamente complexos e nós estamos tendo a oportunidade de aprender a enfrentar os problemas modernos da profissão com especialistas renomados”. 

Marcelo Oliveira – TCM-Pará 

“O II CNCTC está sendo uma experiência muito exitosa, uma vez que em encontros como esse mostram o avanço do departamento de comunicação dentro do próprio sistema dos Tribunais de Contas. Tivemos uma grade de programação muito interessante e com certeza nós vamos levar para cada Tribunal uma experiência nova e, acima de tudo, aplicar impactos principalmente para a nossa sociedade”. 

Luiz Felipe Campos – TCE-Pernambuco 

“Tem sido muito interessante a experiência no Congresso. Nós sabemos que os Tribunais de Contas são instituições, em geral, pouco conhecidas pelos cidadãos comuns, em parte por sua natureza de controle e por suas atividades serem complexas e difíceis de explicar de maneira simplificada. Por isso, esse momento é muito interessante para trocar experiências e conhecer o que os outros TCs têm feito para poder se aproximar cada vez mais dos cidadãos”. 

Poliana Rezende – TC-Distrito Federal 

“É um orgulho e uma honra participar desse evento de tamanha importância, que está promovendo discussões tão relevantes para a comunicação pública, como o combate às fake news e o uso da linguagem simples, que são debates que vão fortalecer os sistemas dos Tribunais de Contas do Brasil”. 

Municípios capixabas 

Como uma oportunidade de ampliar o aprendizado e os debates acerca da Comunicação Pública também para os representantes dos executivos dos municípios capixabas, vários deles marcaram presença no Congresso. 

Ana Glaucia Chuina – Comunicação Prefeitura de Rio Novo do Sul 

“O II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas oportunizou o aprendizado e debate de temas de extrema relevância na atualidade, com destaque para os painéis sobre: IA nas rotinas e processos de comunicação, Desinformação e a relação das instituições com a sociedade em tempos de polarização. Excelente organização e oportunidade para debate crítico entre profissionais da comunicação”. 

Cleber Sabino – Prefeitura de Vila Pavão 

“Os painéis, palestras, oficinas e a interação com especialistas e profissionais de alto nível apresentados no II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas sem dúvida contribuíram para a promoção e enriquecimento do debate sobre a importância da comunicação em todos os seus níveis. O formato dinâmico das palestras, abordando temas atuais e relevantes, a troca de experiências, as novas estratégias, as recentes tecnologias apresentadas e o uso estratégico das redes sociais evidenciam a transformação e os novos rumos, bem como a influência que a comunicação exerce na transformação da sociedade. Nos tempos atuais, eventos como este são mais necessários do que nunca. Parabéns aos organizadores!”. 

Fabrício Silva – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Pancas 

“O II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas foi um marco importante para o setor, proporcionando um espaço vital para o debate sobre a evolução e impacto da comunicação em nossa sociedade. As palestras, painéis e oficinas apresentaram uma abordagem dinâmica e atualizada, explorando novas estratégias e tecnologias emergentes. A interação com especialistas e profissionais de alto nível também enriqueceu o evento, evidenciando como a comunicação desempenha um papel fundamental na transformação social e institucional. Eventos como este são cruciais para promover o conhecimento e impulsionar o progresso na área. Parabéns aos organizadores por esta iniciativa inspiradora!”. 

Fonte: TCE-ES