Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Podcast ‘Conta com a Gente’ entrevista o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares

Conselheiro decano do TCETO, José Wagner Praxedes, também está neste novo episódio

O 6º episódio do podcast “Conta com a Gente”, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) está no ar e traz entrevista exclusiva com José Tavares, conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Portugal, e José Wagner Praxedes, conselheiro decano do TCE-TO. Tavares fez a palestra magna durante a abertura do Agenda Cidadã, programa que chega à 16ª edição consolidando como o maior em capacitação de agentes públicos e promoção da cidadania.

Durante o podcast, José Tavares abordou a importância da cooperação internacional entre as instituições de controle, destacando como a troca de experiências e boas práticas podem contribuir para o aprimoramento das políticas públicas. “A cidadania não tem fronteiras, e a fiscalização deve ser um esforço conjunto para garantir a transparência e a responsabilidade em todas as esferas de governo”, afirmou Tavares. Ele também enfatizou o papel dos Tribunais de Contas na promoção da educação fiscal e da conscientização cidadã.

José Wagner Praxedes, por sua vez, trouxe à tona os desafios e as conquistas do TCE-TO ao longo dos anos, ressaltando a importância da modernização dos processos e da capacitação dos servidores. Ele falou sobre o Termo de Cooperação Técnica, assinado entre as duas Cortes (Tocantins e Portugal), em 1996, o qual foi renovado com a vinda de José Tavares a Palmas, para o Agenda Cidadã, que aconteceu nos dias 6 e 7 deste mês de junho. “A parceria entre o Tribunal de Contas de Portugal e o TCE-TO é um exemplo claro de como a colaboração pode ser benéfica para a promoção de uma gestão pública mais eficiente e transparente”, ressaltou Tavares.

Para os interessados em temas de controle externo e cidadania, o episódio do podcast está disponível nas principais plataformas de streaming, oferecendo uma oportunidade única de ouvir diretamente dos líderes dessas importantes instituições. A versão em vídeo do podcast ‘Conta com a Gente’ está no canal do TCE-TO, no YouTube.

Fonte: TCE-TO

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…