Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-GO: Atricon cria Rede de Secretários de Comunicação dos Tribunais de Contas

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) publicou a Portaria nº 73/2024, que constitui a Rede de Secretários de Comunicação dos Tribunais de Contas (Rede Secom), visando maior integração entre as áreas de comunicação dos Tribunais de Contas (TCs). A criação da Rede também considera o plano estratégico da Atricon para o período 2024-2029, que prevê o fomento à adoção das Diretrizes de Comunicação Social da Atricon pelos TCs, bem como o aprimoramento dos canais de diálogo com a sociedade pelas cortes.

A constituição da Rede Secom considera a importância estratégica das áreas de comunicação dos TCs para a legitimidade e reputação das cortes. Ela atuará como instância propositiva, consultiva e colaborativa nos assuntos relacionados à comunicação do controle externo brasileiro. O grupo será integrado por membros da Direção da Atricon e servidores que atuam como líderes executivos das áreas de comunicação de tribunais de contas.

Entre as participantes está a diretora de Comunicação do TCE-GO, Heloísa Lima. O vice-presidente Executivo da Atricon, Conselheiro Joaquim de Castro (TCM-GO), será o coordenador geral da Rede, que contará com um Comitê Executivo e um grupo de apoio, ambos liderados pelo secretário executivo da Rede, Ederson Marques. A coordenação técnica ficará à cargo de Vinicius Appel.

Entre as competências da Rede estão propor e opinar sobre o plano e os direcionadores estratégicos da Atricon, apoiar a execução de projetos estratégicos voltados ao fortalecimento da comunicação dos TCs visando ao aprimoramento da imagem e da reputação das instituições, contribuir nas atividades que envolvam o desenvolvimento e implementação de projetos e campanhas, bem como com o compartilhamento e a divulgação de informações relativas ao sistema. A Rede irá apoiar a entidade na identificação, compartilhamento e implementação de boas práticas, propor pautas e ações de interesse da área de comunicação.

Mais recentes

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

34 anos de Atricon: nova sede amplia a capacidade de atendimento ao Sistema Tribunais de Contas

TCE-BA é o primeiro Tribunal de Contas do país a instituir Processo Estrutural de Controle

Leia também

34 anos de Atricon: comemorações contam com inauguração da nova sede e referência de desenvolvimento para sociedade

O evento reuniu conselheiros, conselheiros substitutos, ministros, auditores, servidores e representantes dos Tribunais de Contas de todas as regiões brasileiras e também de Cortes internacionais, além de autoridades dos Poderes da República.

Atricon reforça compromisso com a primeira infância durante o III ENAPI

Durante o seu pronunciamento, o presidente Edilson Silva disse que é necessário pressionar e, ao mesmo tempo, apoiar os gestores públicos para transformar a realidade atual por meio da cooperação.

Sessão Solene na Câmara dos Deputados celebra os 34 anos da Atricon

O Plenário da Câmara dos Deputados foi espaço para sessão solene em homenagem aos 34 anos da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na…