O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, elogiou a atuação do TCE de Santa Catarina, que vem trabalhando “arduamente no aperfeiçoamento da gestão pública”. A declaração foi feita, nesta terça-feira (11), durante posse da nova diretoria da Corte, em Florianópolis (SC).
Em nome do Sistema Tribunais de Contas, o presidente da Atricon falou da responsabilidade dos órgãos de controle. “A governança dos gastos públicos é essencial para assegurar, às pessoas, a satisfação de suas necessidades, e que a adoção de políticas públicas efetivas contribui para o alcance dos objetivos da população”, afirmou, destacando que a sociedade, por meio do constituinte originário, atribuiu aos Tribunais de Contas competências ímpares para acompanhar toda e qualquer aplicação de recursos públicos, promovendo, de forma ampla, a governança pública, a exemplo do TCE-SC.
Ao assumir a Presidência do TCE-SC, o conselheiro Herneus João de Nadal garantiu que o tribunal continuará suas ações focado no cidadão. “Seguiremos trabalhando para atender às necessidades de quem vive em Santa Catarina, garantindo, por meio do controle externo, que os recursos públicos sejam aplicados para melhorar a qualidade de vida”, disse.
Já o novo vice-presidente, conselheiro José Nei Ascari, salientou que buscará contribuir para a implementação de projetos e para o desenvolvimento de ações que possam ajudar no aperfeiçoamento da gestão pública catarinense, com foco na melhoria do gasto público e na qualidade do serviço prestado ao cidadão. “Esse é o nosso grande propósito”.
![](https://atricon.org.br/wp-content/uploads/2025/02/Atricon-9.jpg)
Reconduzido ao cargo de corregedor-geral, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que é vice-presidente de Relações Internacionais da Atricon, reafirmou o seu compromisso “de atuar com rigor, para promover, cada vez mais, um ambiente ético, harmonioso, eficiente e transparente em nosso Tribunal”. Ele salientou que, em sintonia com a gestão, “trabalhará para contribuir com a excelência das entregas do TCE-SC e para consolidá-lo como o Tribunal da Governança Pública catarinense, um agente de transformação e superação dos desafios que se apresentam”.
Participações
Estivera, ainda, presentes na posse o governador de SC, Jorginho Mello; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Julio Garcia; o presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto; os presidentes do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, conselheiro Luiz Antonio Guaraná; o representante da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), vice-presidente executivo Nelson Pellegrino.
Com informações do TCE-SC