Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RO lança projeto para estimular acadêmicos a fiscalizar dinheiro público

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realiza um ciclo de palestras voltadas ao engajamento de estudantes do ensino superior em questões como fiscalização de políticas públicas e supervisão do uso de recursos públicos. 

Na noite desta quarta-feira (5/2), o palestrante foi o conselheiro-substituto do TCE, Francisco Júnior Ferreira da Silva.

Ele abordou a temática “Universitário como agente de mudança: aprenda como influenciar decisões públicas e fortalecer a democracia”, para acadêmicos, na Faculdade UniSapiens, em Porto Velho.

“Queremos que o acadêmico compreenda seu papel como agente de mudança e formador de opinião”, ressaltou o conselheiro-substituto.

ÉTICA E INTEGRIDADE

Já na terça-feira, abrindo o ciclo, os acadêmicos assistiram à palestra, ministrada pelo servidor do TCE e professor, Francisco Netto.

Servidor do TCE-RO, Francisco Netto, palestrou na abertura do evento, na terça-feira

Com o tema “Descubra como a ética molda a gestão pública e o papel do universitário na promoção da integridade”, a atividade abordou assuntos como ética, gestão pública, integridade e o papel do acadêmico nessas questões.

“A universidade é solo fértil para eclodir ideias e o acadêmico tem papel fundamental nisso, pois convive e lida diariamente com diversos mundos e realidades”, acentuou o palestrante.

ELOGIOS AO PROJETO

Estudantes que participaram das atividades do projeto do TCE-RO destacaram a ação.

“É muito importante termos acesso a essas informações, ainda mais vindo de um órgão público, como o Tribunal de Contas”, disse o acadêmico do curso de direito, Samyr Calixto.

“Sinto-me realizada por ter contato com pessoas que tanto nos agregam intelectualmente”, disse a acadêmica do curso de direito, Ana Clara Ribeiro.

Já o diretor geral da UniSapiens, Augusto Pellucio, destacou as novas oportunidades e aprendizado, a partir da ação realizada pelo Tribunal de Contas. “Com mercado tão concorrido, oportunidades como esta que o TCE está proporcionando devem ser bem aproveitadas”, completou.

Fonte: TCE-RO

Mais recentes

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

Edilberto Pontes, diretor da Atricon, será homenageado por mestrandos da FGV

TCE-AC participa de lançamento de ações do CNJ para reduzir superlotação e ampliar oportunidades de trabalho nos presídios

Leia também

Do curral à escola digna: atuação do TCE-AC transforma a realidade de crianças na educação

Na comunidade Limoeiro, no Bujari, fiscalização, cobrança de providências e acompanhamento das soluções foram determinantes para assegurar condições dignas de aprendizagem e abrir caminhos para o futuro dos estudantes.

Diretor Cezar Colares representa a Atricon no V Ciclo Formativo de Letramento Racial do TCE-PA

Realizado sob a organização da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) do TCE-PA, o V Ciclo Formativo prestou homenagem à professora Zélia Amador de Deus, reconhecida pela atuação na luta antirracista e que faleceu este ano.

TCE-PB institucionaliza Programa LiberTCE para incentivar a leitura e a ressocialização nos presídios

O projeto existe no TCE-PB desde 2019 e, com a aprovação da resolução, passa a ter caráter permanente. A iniciativa prevê a arrecadação gratuita e voluntária de livros doados por pessoas físicas e jurídicas, membros e servidores do Tribunal, entre outros.