TV Justiça exibe nova edição do Jornal Atricon

Foi ao ar, nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Jornal Atricon na programação da TV Justiça. O noticiário é uma produção da TV Cidadã Alagoas em parceria com as assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil.

Nesta edição, foram apresentados detalhes do programa ACERTA SC, uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC) que está reduzindo significativamente o número de ações judiciais relacionadas a inadimplências tributárias, promovendo mais eficiência na administração pública.

A importante parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) que formalizou o protocolo para nacionalizar uma disciplina eletiva criada pelo Tribunal de Contas do Ceará (TCE Ceará) também esteve entre os destaques do Jornal.

O noticiário exibiu, ainda, reportagem sobre a apresentação do plano de revitalização do Centro Histórico de Cuiabá no Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT). O projeto visa recuperar a identidade cultural da capital mato-grossense e já conta com o apoio integral da Corte de Contas.

O telejornal também trouxe informações sobre o lançamento do livro Mulheres nos Espaços de Poder em Sergipe: Perfis e Trajetórias. A obra foi idealizada pela conselheira presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Susana Azevedo, e resgata a história de mais de 170 mulheres que ocuparam cargos de liderança e decisão no estado.

No quadro Atricon Explica, o auditor Vitor Gobato, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), respondeu qual é o papel do cidadão no trabalho do Tribunal de Contas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Observatório Social do Brasil capacitam voluntários para coletar dados de obras paralisadas de creches e escolas. O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, explicou, durante o Jornal Atricon, como o cidadão pode se tornar um fiscal voluntário de obras públicas, contribuindo diretamente para o avanço da construção de creches e escolas em todo o Brasil.

O levantamento realizado pela Atricon em parceria com 20 Tribunais de Contas estaduais que revelou a inefetividade de políticas públicas em prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes do Brasil foi tema de reportagem.

As ações executadas em todos os pontos de interesse estabelecidos na 8ª Etapa da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Sergipe (FPI/SE), com participação do TCE-SE, também esteve entre os assuntos abordados no noticiário.

Assista à nova edição do Jornal Atricon

*Com informações do TCE-AL