Dia do Auditor de Controle Externo é celebrado no TCE-PA

O Dia do Auditor de Controle Externo foi celebrado no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) na segunda-feira, 28, com programação alusiva no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

Durante o evento, foi realizada uma palestra seguida de debate, com o tema “O Papel do Auditor de Controle Externo na Construção de um Futuro Sustentável”, com a participação de Murillo Machado, vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo; Fernanda Pantoja, secretária-geral de Controle Externo do TCE-PA; e Wellington Farias dos Reis, da Associação de Auditores de Controle Externo do TCE-PA.

Compareceram à solenidade o vice-presidente, conselheiro Luís Cunha; o corregedor, conselheiro Odilon Teixeira; a conselheira Lourdes Lima; o conselheiro Cipriano Sabino; e a conselheira Daniela Barbalho.

O conselheiro presidente Fernando Ribeiro fez a abertura, saudando a todos e destacando a nobreza da missão institucional do auditor de controle externo. “Saibam do meu respeito e admiração pelo trabalho de excelência que os senhores desempenham. Vocês são os nossos olhos e as nossas mãos na fiscalização da boa ou má aplicação dos recursos públicos, que é a razão de existir da nossa instituição, o Tribunal de Contas”, evidenciou.

O Dia do Auditor de Controle Externo no Brasil é comemorado em todo o país pelos Tribunais de Contas no dia 27 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao paraense Innocêncio Serzedello Corrêa, ministro da Fazenda em 1893, que pediu demissão por discordar de medidas adotadas pelo então presidente da República, Floriano Peixoto, que enfraqueceriam o papel do recém-criado Tribunal de Contas da União como fiscalizador dos recursos públicos da União.

Palestra e mesa-redonda – Murillo Machado, vice-presidente da ANTC, iniciou sua palestra assegurando que é necessário aos auditores averiguar como suas atividades convergem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na Corte de Contas paraense, os auditores de controle externo atuam em diversas áreas, como fiscalização, jurídica, planejamento, administrativa, educacional, comunicação e tecnologia da informação, para garantir a correta aplicação dos recursos públicos estaduais, sempre em benefício da sociedade.

Fonte: TCE-PA