Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-GO inicia a 15ª edição do Encontro Regional na Chapada dos Veadeiros

A abertura da série 2025 dos encontros regionais do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) aconteceu, nesta quinta-feira (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento foi realizado em Alto Paraíso de Goiás, localizado no coração da Chapada dos Veadeiros, área reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural pela sua importância na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

O TCM-GO, com a edição do Encontro Regional deste ano, visitará, ao todo, sete cidades. Além de Alto Paraíso de Goiás, serão sede dos encontros os municípios de Padre Bernardo (12/6), Caiapônia (17/6), Itumbiara (26/6), Cidade de Goiás (1/7), São Miguel do Araguaia (3/7) e Goiânia (13/8).
O Encontro Regional do TCMGO é um dos mais importantes eventos na área do controle e fiscalização da Administração Pública, já consolidado no estado de Goiás.

Com o tema central “Políticas Públicas: um olhar para a entrega de resultados”, o encontro propõe debater a gestão de políticas públicas e programas estratégicos a serem implementados nos municípios goianos.

O ano de 2025 representa para a gestão pública municipal, o início de mandato para os prefeitos e vereadores eleitos em outubro passado. Assim, a renovação dos gestores e da força de trabalho municipal exige atualização dos principais temas que tomarão boa parte do tempo da administração até 2028.

A programação do encontro aborda o planejamento, a gestão e o controle das políticas públicas que formaram o plano de governo dos prefeitos em suas campanhas. Além desses temas, outros programas são identificados como estratégicos para serem implementados nos municípios, tais como: acessibilidade, prestação de contas, primeira infância no PPA, principais situações administrativas da gestão de pessoas e fiscalização de compras e contratações.

Presentes no evento em Alto Paraíso, o presidente Joaquim de Castro (vice-presidente da Atricon), o conselheiro Humberto Aidar, diretor da 6ª Jurisdição do tribunal, o procurador-geral do MPC/TCMGO, Henrique Pandim, o procurador de Contas, José Gustavo Athayde e a equipe de técnicos do tribunal, responsável pelas orientações aos prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos, representantes dos 24 municípios situados na região Nordeste.

Ao abrir o encontro, o presidente Joaquim de Castro ressaltou a importância do evento, que tem por objetivo, segundo explicou, “conhecer a realidade da região e levar conhecimento aos gestores no sentido de cumprir as leis, mas que sejam em benefício da sociedade e ao mesmo tempo evitem problemas para os municípios”. Destacou os prefeitos que estão exercendo o mandato pela primeira vez, desejando uma feliz gestão, principalmente na atenção às leis municipais e nas orientações do Tribunal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCM-GO

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições