É com imensa tristeza que a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) lamenta o falecimento do professor e jurista José Afonso da Silva, uma das maiores referências do Direito Constitucional brasileiro.
Nascido em Buritizal, em Minas Gerais, José Afonso da Silva exerceu o ofício de alfaiate antes de terminar os estudos na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A trajetória deste grande expoente do Direito marcou a formação de gerações de estudantes, magistrados, advogados e professores, consolidando um legado que permanece vivo na doutrina, na jurisprudência e na cultura institucional do país.
José Afonso da Silva, que viveu por 100 anos, teve atuação marcante na construção do texto da Constituição de 1988. Escritor, publicou dezenas de livros, sendo uma de suas obras considerada a mais completa sobre a Carta Magna: Curso de Direito Constitucional Positivo.
A Atricon agradece ao jurista por toda vida dedicada ao Direito e à garantia ao povo brasileiro dos direitos previstos na Constituição Federal. E, neste momento de dor e luto, a Atricon expressa solidariedade à família e amigos.
Que Deus para que conforte o coração de todos.