Para desenvolver ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da Política Nacional da Primeira Infância (PNPI), avançaram as tratativas e foram definidas ações entre o Ministério da Educação (MEC) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
>> Veja o recorte do jornal Correio do Povo
O tema foi debatido em recente reunião entre o subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (SPI/MEC), Alexsandro do Nascimento Santos; o presidente da Atricon, Edilson Silva; e o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola.
As iniciativas serão coordenadas pelo MEC, com participação da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com foco em articulação interinstitucional, apoio aos gestores públicos e disseminação das diretrizes da PNPI. No encontro, o MEC convidou a Atricon a integrar reuniões de um comitê interministerial, com 5 ministérios, para atuação na Primeira Infância.
Miola assinalou que a pauta já está internalizada em diversos Tribunais de Contas, que integram ações e motivam o engajamento coletivo. Para Edilson, criar uma subsecretaria do MEC voltada à Educação integral e à Primeira Infância e estabelecer parceria, permitirá “alavancar iniciativas e avançar” de forma articulada. E Alexsandro explicou que a proposta é alcançar gestores do setor e prefeitos, ampliando o entendimento e o alinhamento sobre PNPI.
Detalhes: tinyurl.com/4uydsc45.