Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCM-GO lança a série “Português nas Contas” com conteúdos do professor Carlos André

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO) passa a publicar, semanalmente, a série “Português nas Contas”, com conteúdos apresentados pelo professor e advogado Carlos André, voltados ao esclarecimento de dúvidas e ao aprimoramento do uso da língua portuguesa no contexto do serviço público.

A proposta é oferecer dicas práticas de português, explicações sobre termos e construções frequentemente utilizadas em documentos oficiais, além de orientações que contribuam para uma comunicação mais clara, objetiva e acessível no dia a dia institucional.

Com linguagem direta e foco em situações reais, a série busca auxiliar servidores, gestores e cidadãos a compreender melhor textos administrativos, jurídicos e técnicos, fortalecendo a qualidade da comunicação e a transparência das informações produzidas pelo TCMGO.

>> Confira a primeira edição

ISSO POSTO OU ISTO POSTO?

Servidores, membros e jurisdicionados dos Tribunais de Contas, certamente vocês já tiveram dúvida nisso.

Acalmem-se já explico:

Em verdade vos digo: o correto é ISSO POSTO. Repito: ISSO POSTO.

Certamente, você já leu essa expressão em redações de alunos participantes de concursos ou até mesmo em petições e em sentenças. Ela é usada para retomar uma ideia.

Em linguística textual, quando um termo é usado para retomar informações, nós, linguistas textuais, chamados de anafórico.

Pois bem, no português culto contemporâneo, a expressão ISSO POSTO é anafórica, por ser formada do pronome ISSO seguido do particípio do verbo pôr: POSTO. Já o pronome ISTO serve para projetar: é catafórico.

Exemplo:

O TCMGO é muito importante. ISSO é um fato.

O pronome ISSO retomou a informação do período.

Só direi ISTO: O TCMGO é muito importante.

O pronome ISTO projetou a informação do período.

Há quem diga que ISTO POSTO estaria também correto para retomar, porque se trataria de expressão já consagrada pelo uso etc etc etc. Essa tese é contestável e muito permissivista. É Uma pena que, no Brasil, o cachimbo está entortando a boca…

Fuja desse erro.

Use ISSO POSTO e escreva com correção e com elegância.

Até a próxima

Fraterno abraço

Professor Carlos André

Especialista em redação jurídica e assessor jurídico da presidência do TCMGO

3 versões  do 1º episódio do Português nas Contas

Espero que goste.

Abraço fraterno

Excelente semana.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-AM

Mais recentes

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Vice-Presidente Ricardo Torres representa a Atricon no lançamento de Comitê de Direito Administrativo Sancionador

STF derruba regra de Rondônia que flexibilizava prazo para aplicar recursos da educação

Leia também

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Os interessados têm até 22 de janeiro de 2027 para inscrever suas experiências, que poderão ganhar reconhecimento nacional, premiação em dinheiro e espaço em uma publicação dedicada à inovação. O regulamento e as orientações para participação estão disponíveis no hotsite oficial do Prêmio Innovatio.

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Para marcar o início da mobilização, a Atricon também atualizou a identidade visual de seus perfis nas redes sociais, adotando uma versão especial de sua logomarca em referência ao Novembro Azul. A proposta é estimular a reflexão sobre a importância do acompanhamento médico, da prevenção de doenças e da atenção aos sinais do corpo.