Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-MT sedia encontro para elaboração de minutas de resolução visando o aperfeiçoamento dos TCs

A reunião da Comissão Temática de Ouvidorias foi a primeira a ser iniciada, já na manhã desta segunda-feira (14)

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) sedia nesta segunda-feira, 14, e nos dias 15 e 16, as reuniões das oito comissões temáticas, integradas por conselheiros e técnicos, incumbidas de elaborar minutas de resoluções orientativas para o aperfeiçoamento de atividades dos Tribunais de Contas Brasileiras. O trabalho representa a segunda etapa do Projeto de Avaliação de Qualidade e Agilidade do Controle Externo, que fez um diagnóstico em 2013 sobre atividades e funcionamento dos TCs. O encontro é coordenado pelo vice-presidente da Atricon, conselheiro Valter Albano, designado pelo conselheiro presidente Valdecir Pascoal para dar continuidade ao projeto.

As comissões temáticas vão produzir minutas sobre os seguintes temas: 1) Gerenciamento de Prazos; 2) Controle Externo Concomitante; 3) Composição, organização e funcionamento dos Tribunais de Contas (adequação ao modelo constitucional); 4) Controle Interno dos TCs e jurisdicionados; 5) Divulgação de Decisões Plenárias; 6) Atividades de Inteligência no âmbito dos TCs; 7) Corregedorias (funcionamento); 8) Ouvidorias (atuação).

Os documentos serão encaminhados, posteriormente, para conhecimento e análise de todos os ministros, conselheiros, ministros e conselheiros substitutos e procuradores de contas dos 34 Tribunais. A aprovação ocorrerá na Assembleia Geral da Associação dos Membros de TCs do Brasil – Atricon durante encontro nacional que será realizado na cidade de Fortaleza (CE), no período de 4 a 8 de agosto.

OUVIDORIA

O encontro começará às 14h, com a apresentação do objetivo geral e termo de referência das oito reuniões pelo conselheiro Valter Albano, no auditório da Escola Superior de Contas. Depois, a partir de 15h, cada comissão ocupará uma sala de aula para as reuniões específicas. No dia 16, quarta-feira, no período da manhã, será realizada nova reunião geral de fechamento da etapa. Uma nova reunião geral já está marcada para o período de 4 a 6 de junho, em Teresina (PI), para conclusão das minutas.

A comissão temática incumbida pelo tema Ouvidoria, excepcionalmente, começou a reunião no período da manhã desta segunda-feira, em uma sala da Corregedoria Geral do TCE-MT. A reunião está sendo coordenada pelo conselheiro Cláudio Terrão (TCE-MG), diretor da Atricon e presidente do Colégio de Corregedores e Ouvidores de Tribunais de Contas (CCOR).

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições