Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Ministro Vital do Rêgo assume cargo no TCU

PosseVitaldoRego_TCU (1)O novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, tomou posse no cargo na última quarta-feira (4), em cerimônia realizada no Plenário da Casa. Compuseram a mesa de honra o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os governadores do DF, Rodrigo Rollemberg, e da PB, Ricardo Coutinho, além do procurador-geral do MP junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin, e do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Participaram da cerimônia autoridades dos três poderes, governadores, deputados e senadores, autoridades e ministros eméritos do TCU, representantes das Forças Armadas, empresários, amigos e familiares do novo ministro.

Responsável pelo discurso de boas-vindas, o vice-presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, destacou a trajetória de Vital do Rêgo e afirmou: “Estou certo de que aqui encontrará desafios à altura das suas já testadas habilidades de homem público”. Além disso, disse que a chegada do novo ministro é um complemento à bancada nordestina já existente no tribunal. “O desafio que compartilharemos em conjunto demandará o melhor do seu talento e experiência.” E completou: “Precisamos muito de sua participação para que possamos prosseguir com o trabalho dessa Casa, que tem como missão o crescimento do Brasil”.

O procurador-geral do MP junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin, ressaltou as qualidades de homem público do homenageado. “Traz para o TCU uma excepcional carreira pública e saberá honrar e dignificar o posto que assume”, assinalou.PosseVitaldoRego_TCU (3)

Em seu discurso, o ministro Vital do Rêgo disse sentir-se honrado pelo novo desafio. “Eu venho aqui me somar a ilustres conterrâneos e trago comigo a motivação do aprendiz”. Lembrou a carreira política do pai e destacou que “precisamos tornar cada vez mais incandescente a valorização do controle no país”. O ministro também referiu-se ao TCU como “órgão propulsor de melhorias, que não se limita a acusar, mas a dar novas ideias”.

O presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, ressaltou aspectos da carreira do novo ministro do TCU como parlamentar e desejou sucesso nesse novo desafio de sua vida pública. “Contamos com a sua inteligência, experiência e motivação para bem desempenharmos a nossa função de garantidores da boa e regular aplicação dos recursos públicos e, ao mesmo tempo, induzir melhorias na gestão governamental, a fim de contribuirmos com o exercício da cidadania, tão indispensável ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito.”

Natural de Campina Grande (PB), Vital do Rêgo é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi professor, vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.

Fonte: Secom TCU – Tel: (61) 3316-5060
E-mail: [email protected]
Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições