TCE-AM sedia Seminário de Modernização Administrativa e Gestão

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) sediou na última sexta-feira (22) o 1º Seminário Intermunicipal de Modernização Administrativa e Gestão Pública Compartilhada. Organizado pela Secretaria Extraordinária de Estado de Relações Institucionais, o evento que reuniu prefeitos e outros gestores acontecerá no auditório do TCE-AM, com abertura feita pelo governador José Melo, e tem o apoio o Tribunal de Contas, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Associação dos Municípios do Amazonas (AMM).

O objetivo do governo estadual do Estado, por meio da Secretaria Extraodinária, é construir uma agenda de convergência de ações com os executivos municipais. É o primeiro ato reunindo os prefeitos. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Francisco Cruz, o governo quer gastar melhor em períodos de crise e encontrar alternativas criativas junto aos prefeitos para desenvolver novos projetos nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

O seminário abordou questões como a profissionalização da gestão, a Justiça nos municípios, os gastos públicos, Lei de Responsabilidade Fiscal e agenda cultural. Entre os palestrantes estavam a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Graça Figueiredo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Josué Filho, o coordenador-geral da Escola de Contas do TCE, conselheiro Érico Desterro, o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, o secretário de Estado de Fazenda, Afonso Lobo, e o defensor público geral do Amazonas, José Ricardo Vieira Trindade.