Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

O Estado tem que investir na educação política do cidadão, defende o presidente da Atricon

O poder público tem a obrigação de gastar recursos com a educação política do cidadão, ensinando principalmente como funciona o Estado, como são elaboradas as leis orçamentárias, como os recursos devem ser gastos e de que forma é possível fiscalizar o uso do dinheiro que é arrecadado com os impostos. Foi o que conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT), presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), defendeu nesta quinta-feira (18) em palestra no Encontro Nacional sobre Transparência e Controle Social, evento organizado pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais.

O dirigente afirmou, ainda, que os Tribunais de Contas são os órgãos públicos que mais têm potencial de ajudar no estímulo ao controle social, já que recebem informações periódicas de todos os órgãos públicos relacionados à movimentação financeira, gestão administrativa, contratos, patrimônio etc. “Por natureza, os Tribunais de Contas são grandes armazéns de informação e todos sabem que a informação é a matéria-prima do controle”, ele ponderou.

Mas para o presidente da Atricon, não basta fornecer informações. É preciso traduzí-las em linguagem de fácil compreensão e mostrar como elas podem ser usadas. “De que adianta a informação se o cidadão não consegue entendê-las ou não sabe como usá-las. Arealidade brasileira é muito perversa, com prevalência do analfabetismo político e da indiferença com os assuntos de interesse coletivo”, disse o presidente da Atricon.

Mais recentes

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Vice-Presidente Ricardo Torres representa a Atricon no lançamento de Comitê de Direito Administrativo Sancionador

STF derruba regra de Rondônia que flexibilizava prazo para aplicar recursos da educação

Leia também

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Os interessados têm até 22 de janeiro de 2027 para inscrever suas experiências, que poderão ganhar reconhecimento nacional, premiação em dinheiro e espaço em uma publicação dedicada à inovação. O regulamento e as orientações para participação estão disponíveis no hotsite oficial do Prêmio Innovatio.

Atricon lança campanha Novembro Azul e reforça importância do cuidado com a saúde masculina

Para marcar o início da mobilização, a Atricon também atualizou a identidade visual de seus perfis nas redes sociais, adotando uma versão especial de sua logomarca em referência ao Novembro Azul. A proposta é estimular a reflexão sobre a importância do acompanhamento médico, da prevenção de doenças e da atenção aos sinais do corpo.