Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Sistema de Gestão de Planejamento Estratégico do TCE-MT é cedido à Atricon

O Tribunal de Contas do Estado de mato Grosso vai ceder o sistema de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) para a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A assinatura do convênio vai ser realizada nesta segunda-feira (11.03), às 10h30, na Escola Superior de Contas.

O ‘software’ do GPE é utilizado pelo TCE-MT desde 2006, quando iniciou o primeiro ciclo do Planejamento Estratégico de Longo Prazo da instituição. A adoção da cultura de planejamento fez da organização um ‘case’ de sucesso, com o TCE-MT sendo reconhecido como modelo e referência nacional em controle externo.

Essa experiência levou o TCE-MT a a instrumentalizar um programa capaz de levar essa cultura do planejamento a todas as unidades fiscalizadas, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que prevê uma série de ações para melhorar a qualidade da gestão pública em Mato Grosso, com foco nos resultados das políticas e serviços públicos em beneficio da sociedade.

O presidente da Atricon, o Conselheiro Antonio Joaquim solicitou o software de Gestão do Planejamento Estratégico ao presidente do TCE-MT, o Conselheiro José Carlos Novelli. A intenção é para disponibilizar o sistema para todos os Tribunais de Contas do país.

O GPE vai possibilitar que outras instituições possam realizar o acompanhamento e execução do Plano Estratégico por meio de um sistema informatizado, inclusive com plataforma web, que pode ser utilizada por qualquer computador com acesso à internet. A Atricon irá estudar uma melhor forma de distribuir o sistema de Gestão do Planejamento Estratégico (GPE) aos TCs do Brasil nesses próximos dias.

Atualmente o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso é um modelo de instituição de controle externo. Julga, no ano subsequente, todos os processos de seus 682 jurisdicionados. O Plano Estratégico de Longo Prazo 2012-2017 segue o método de gestão integrada e interativa.

Na mesma solenidade, três secretarias do governo de Mato Grosso, que mais atuam na ponta da prestação de serviços ao cidadão, secretarias de Educação, Saúde e segurança publica, também vão aderir ao projeto de Apoio ao Planejamento Estratégico do PDI.

*Clique AQUI e conheça o Plano Estratégico de Longo Prazo do TCE-MT

Mais recentes

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 69/2026

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições

Atricon e IRB contribuem para aprimorar instrumento nacional de avaliação dos planos de primeira infância

Leia também

Atricon participa de reunião da Mesa de Diálogos sobre Verificação Independente na Casa Civil

Especialistas designados pela entidade debateram, em Brasília, o papel dos Tribunais de Contas diante das atestações do verificador independente em parcerias público-privadas

Diretora Soraia Victor representa a Atricon em Seminário sobre assistência social e proteção da mulher

O seminário “Prevenção, proteção e cuidado: o Controle Externo no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e no enfrentamento à violência contra a mulher” foi promovido pelo Tribunal de Contas do Ceará.

+Simples debate como atendimento ao cidadão influencia a confiança e a reputação das instituições