Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselho Deliberativo aprova calendário visando adoção de nova contabilidade pública

O Conselho Deliberativo da Atricon, reunido em Brasília nos dias 21 e 22 de março, na sede do TCU, aprovou calendário de eventos objetivando articular e reunir os Tribunais de Contas do Brasil em de encontros técnicos e capacitações voltadas à implementação da Nova Contabilidade Pública. Os eventos serão organizados em parceria pela Atricon, IRB, Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A iniciativa prevê capacitação interna, para conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e procuradores de contas, e capacitação externa, pela qual os Tribunais de Contas possam orientar os entes públicos a adotarem o novo modelo contábil determinado pelo Governo Federal.

De acordo com o subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gilvan Dantas, que participou da apresentação da parceria, três grandes eventos. No primeiro deles, intitulado Encontro Nacional e ainda sem data definida, será apresentado e formalizado Termo de Cooperação entre as instituições parceiras visando à execução de ações conjuntas. Como segundo evento, um o Seminário Técnico Nacional – está previsto para ser realizado nos dias 13 e 14 de junho -, voltado para conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores de contas e dirigentes do controle externo. Ambos os eventos deverão ser realizados em Brasília (DF).

Entre os meses de agosto e novembro deste ano, serão realizados cinco encontros técnicos, um em cada região do país, para a formação de multiplicadores das normas da Nova Contabilidade Pública nos Tribunais de Contas.

Mais recentes

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

Atricon participa de Congresso da FENASTC

Projeto Destrava ganha novas adesões para a retomada de obras inacabadas no Brasil

TCE-MG revela geografia de urgências e prioridades de Minas Gerais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Leia também

Atricon discute parcerias com representantes de entidades ligadas à educação

O superintende Executivo do Instituto Unibanco e professor da Fundação Dom Cabral, Ricardo Henriques, e o consultor sênior em Educação da Comissão Europeia e Pesquisador do Lapope/UFRJ, João Marcelo Borges, visitaram a sede da Atricon, em Brasília.

Atricon participa de Congresso da FENASTC

O evento, realizada no sábado (31), em Porto Alegre (RS), teve como tema “Construir Tribunais de Contas a serviço da cidadania e da democracia” e reuniu representantes de entidades sindicais, servidores e integrantes do Sistema de Controle Externo brasileiro.

Projeto Destrava ganha novas adesões para a retomada de obras inacabadas no Brasil

Com a ampliação, passam a integrar a iniciativa a AGU, a CGU, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Confea, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa Econômica Federal.