Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Conselheiro Clóvis Barbosa participa do Fórum da Justiça Eleitoral e dos TCs

O conselheiro Clóvis Barbosa, do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), participou na última sexta, 10, do Fórum da Justiça Eleitoral e dos Tribunais de Contas do Brasil, ocorrido no Auditório I do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante o dia, cerca de 300 pessoas assistiram às palestras do evento, aberto pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, diante de juízes eleitorais e conselheiros de contas de todo o país. Na oportunidade, foi discutida a união da JE e das cortes de contas para aperfeiçoar a fiscalização e o controle de gastos, além da responsabilização dos gestores públicos.
“Foi um momento histórico porque pela primeira vez se juntaram representantes dos TCs e dos Tribunais Eleitorais. Todos nós sabemos das dificuldades que existem na aplicação da Lei da Ficha Limpa, quando os Tribunais de Contas dão uma efetiva colaboração ao encaminharem a lista daqueles gestores que tiveram suas contas tidas como irregulares ou com pareceres prévios anotando a rejeição das suas contas”, observou Clóvis.
O conselheiro ainda elogiou as palestras que compuseram a programação do evento, dentre as quais a do ex-presidente do TSE e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto, que destacou como fundamentais para o país as funções de fiscalização e de controle da aplicação de recursos públicos exercidas pelos Tribunais de Contas.
Outro ponto alto, conforme Clóvis Barbosa, foi o último painel do Fórum, sobre o tema ‘Inelegibilidades e Tribunais de Contas’, liderado pelo ministro Dias Toffoli, do TSE e do STF.

CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO – O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo também representou o TCE-SE na última quinta, 09, juntamente com outras 27 Cortes de Contas do país, aderiu a dois Acordos de Cooperação Técnica celebrados com o Ministério da Previdência Social (MPS) e com a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN).
A assinatura ocorreu em meio ao encontro ‘Controle Externo em Ação: Regimes Próprios de Previdência e a implementação da Nova Contabilidade Pública’, realizado no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília, com a presença de diversos presidentes de TCs e autoridades do Governo Federal, a exemplo do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
“Tivemos uma programação diferenciada, em que foram discutidos o regime próprio da previdência social, o RPPS, e também a implementação da nova contabilidade pública, um assunto muito importante. Para se ter uma ideia, estamos reunindo sistemas de outros países com o objetivo de cada vez mais procurarmos fazer uma contabilidade mais simples e objetiva”, colocou o conselheiro Clóvis Barbosa, descrevendo os acordos firmados como um marco no âmbito do controle externo.
O primeiro acordo, celebrado entre o Ministério da Previdência Social, a Atricon e o IRB – tem como objetivo o intercâmbio de informações previdenciárias e a realização de capacitações técnicas sobre Regimes Próprios de Previdência Social.
Já o segundo, celebrado entre a Secretaria do Tesouro Nacional, a Atricon, o IRB e o Conselho Federal de Contabilidade, visa a implantação da Rede da Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público por meio da articulação de ações de treinamento e capacitação, cooperação científica, técnica e consultiva.
Com os acordos de cooperação e termos de adesão assinados, os partícipes articularão as atividades previstas. Com o MPS, estão previstas capacitações técnicas em todos os 27 Estados brasileiros em articulação com os Tribunais de Contas locais. Com a STN, serão realizados cinco grandes eventos de capacitação nas regiões brasileiras, objetivando formar multiplicadores.

Mais recentes

Atricon oficia Inep sobre cumprimento de acordo para acesso de dados necessários para atuação dos órgãos de controle

Mario Sérgio Neri é eleito por aclamação presidente do TCE-AC para o biênio 2027–2028

Tribunais de Contas e CFC propõem pacto fiscal à Presidência e governos estaduais

Prêmio Innovatio abre inscrições com premiação de até R$ 20 mil

Ipea avalia a atuação dos TCs sobre o protagonismo do Legislativo na execução orçamentária

Leia também

Atricon oficia Inep sobre cumprimento de acordo para acesso de dados necessários para atuação dos órgãos de controle

O ofício, assinado pelo presidente da entidade, Edilson Silva, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais e coordenador da Comissão de Educação, Cezar Miola, detalha as informações necessárias ao trabalho dos Tribunais de Contas, especialmente na fiscalização dos recursos do Fundeb e no monitoramento dos planos de educação.

Mario Sérgio Neri é eleito por aclamação presidente do TCE-AC para o biênio 2027–2028

Em votação aberta, também foram eleitos o conselheiro Ribamar Trindade para a Vice-Presidência e a conselheira Dulce Benício para a Corregedoria.

Tribunais de Contas e CFC propõem pacto fiscal à Presidência e governos estaduais

No documento, as entidades propõem a criação de uma “Agenda Conjunta pelo Brasil” para estabelecer um pacto entre as federações em torno da qualidade do gasto público, governança, transparência, integridade e sustentabilidade fiscal.