ABCPública apresenta proposta de criação do Observatório da Mídia Pública aos TCs

O Observatório da Mídia Pública foi apresentado para o Sistema Tribunal de Contas por representantes da Associação Brasileira de Comunicação Pública. Em reunião virtual realizada na última sexta-feira (27), a vice-presidente de comunicação da ABCPública, Alessandra Lessa, e a diretora da regional Goiás, Heloísa Lima, que é também diretora de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Goiás  mostraram à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) um esboço de como seria o projeto, que tem como objetivo avaliar e recomendar aos órgãos públicos práticas de comunicação com foco na transparência e na participação social.

O Observatório foi consignado na Carta Goiás, documento apresentado à plenária final do 1° Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (ComPública), realizado em 2021 pela ABCPública em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade de Brasília (UNB) e diversas entidades que representam pesquisadores e profissionais de comunicação no país.  

Participaram da reunião o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Fabrício Motta, o secretário de Controle Externo do TCE-GO, Sérvio Tulio Teixeira e Silva, e a assessora de Comunicação da Atricon, Priscila Pinto de Oliveira.

O grupo ponderou a necessidade de se ampliarem os mecanismos de controle sobre a comunicação feita com recursos públicos. O primeiro passo será o mapeamento de políticas de comunicação dos órgãos públicos do Estado e municípios goianos, com a posterior construção de uma metodologia e indicadores de comunicação que orientem a prática profissional no setor público.

Fonte: TCE-GO