TCE do Ceará capacita professores sobre temas ligados à administração pública

Neste ano letivo, mais de trezentos mil estudantes da rede pública estadual de educação do Ceará poderão optar por uma nova disciplina eletiva: a de Cidadania e Controle Social das Contas Públicas, ofertada pelo Tribunal de Contas cearense, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo.

O objetivo é introduzir conceitos básicos sobre a administração pública e sobre os órgãos de controle externo, explicando seu papel na fiscalização dos recursos públicos, no fomento à transparência e ao controle social.

O diretor-geral do Instituto Plácido Castelo, Luiz Eduardo Menezes, destaca a importância do projeto para o estímulo à cidadania no Brasil em boletim veiculado na Rádio Justiça.

Como método didático, serão utilizados livros, jornais, cartazes, cartilhas, revistas, textos sobre cidadania, controle social e democracia, dentre outros recursos. Os alunos serão avaliados através da produção de arquivos de mídia em áudio e vídeo, apresentação de pesquisas, seminários e rodas de conversa.

Os professores que ministrarão a disciplina receberão uma formação de vinte horas pelos profissionais da Escola de Contas. Para que a matéria esteja disponível no currículo dos estudantes, os gestores das escolas públicas de ensino médio do Ceará devem manifestar interesse até o fim do mês de janeiro.