Começou, nesta terça-feira (15), a 2ª edição do minicurso “Gestão Florestal e Controle Externo”, realizado pela Atricon, em conjunto com a Transparência Internacional – Brasil (TI BR), o Mapbiomas e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Com um total de 102 inscritos, a capacitação ocorre de forma virtual até quinta-feira (17) e tem o objetivo de apresentar instrumentos legais, políticas públicas e ferramentas tecnológicas de prevenção e combate ao desmatamento.
A ação integra as atividades previstas no Acordo de Cooperação firmado entre a Atricon, o MapBiomas e a TI Brasil, no sentido de estimular o uso de tecnologias para enfrentamento ao desmatamento ilegal. Na abertura, o presidente da Atricon, Cezar Miola, valorizou o número de inscritos e reiterou a importância da parceria. “O que nos move é o mesmo interesse, é uma causa da democracia e da República, por isso é importante que sigamos juntos”, concluiu.
O ato que abriu a capacitação contou ainda com falas do presidente do CNPGC, Henrique Pandim, do gerente de programas da TI-BR, Renato Morgado, e do coordenador técnico do MapBiomas, Marcos Rosa, que falou sobre o funcionamento da plataforma.
O público-alvo do curso é composto por servidores dos Tribunais de Contas e por Procuradores do Ministério Público de Contas que atuam nas regiões dos biomas Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa, que são os principais temas da programação.