VI ENTC inicia dia 28

“O momento político brasileiro e os órgãos de fiscalização” será objeto de exposição na conferência de abertura do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), evento que ocorrerá de 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O assunto será abordado, a partir das 18h30, pelo jornalista Ricardo Noblat (Saiba mais) e terá a mediação do presidente da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba Fabio Túlio Filgueiras Nogueira.

Organizado pela Atricon e pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), o VI ENTC tem como tema “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”. Para o presidente da entidade representativa dos TCs, Fabio Nogueira, a ideia é estimular o debate científico, além de reconhecer e compartilhar as boas práticas desenvolvidas pelas Cortes de Contas brasileiras nas mais diversas áreas. “Essa é, sem dúvidas, a energia motriz que conduzirá o evento”, disse.

O jornalista Ronaldo Lemos, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o escritor Rossandro Klinjey e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, são alguns dos palestrantes confirmados. “A programação visa incentivar o debate sobre temas relevantes da atualidade em um momento tão singular da história do Brasil, onde a transparência se torna cada vez mais uma exigência da sociedade na gestão dos recursos públicos”, enfatizou o presidente do TCE/SC, conselheiro Dado Cherem.

Além da programação técnica e científica, haverá uma série de atividades paralelas, reunindo técnicos de cada uma das respectivas áreas dos 34 tribunais de contas, entre eles o encontro da Rede de Comunicação, dos Núcleos de Informações Estratégicas, das Escolas de Contas, das Assessorias Militares e das unidades de Controle Externo. Também haverá espaço para discussão de assuntos relacionados à fiscalização de aspectos da educação e para apresentação de cases na área de tecnologia da informação.

O evento conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon). A programação completa pode ser conferida no site do VI Encontro dos Tribunais de Contas e também no aplicativo Entricon, desenvolvido para smartphones e disponível nas versões Android e IOS.

Texto: Atricon e TCE/SC (com a colaboração de Priscila Oliveira, do TCE/RS).

Saiba mais: Ricardo Noblat

– Articulista político.

– Tem um blog desde 2004.

– Atualmente escreve para a revista Veja.

– Foi editor-chefe do Correio Braziliense e da sucursal do Jornal do Brasil, em Brasília e colaborador de O Globo.