ENTC: Tribunais de Contas apresentarão experiências na área da educação em oficina

A oficina Controle Externo na Educação, que integra a programação do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), apresentará as experiências desenvolvidas por seis Tribunais na área. A atividade abrange temas como o acompanhamento dos planos de educação, a fiscalização do transporte escolar, da infraestrutura das escolas e de orientação aos gestores públicos, entre outras.

O workshop, que acontecerá no dia 29 de novembro, entre 9h e 12h, é promovido pelo Comitê Técnico da Educação (CTE) do Instituto Rui Barbosa em parceria com o Tribunal de Contas (TC) de Santa Catarina.  O presidente do CTE, conselheiro do TC do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, destaca que no Brasil, pelo menos 11,5 milhões de brasileiros com mais de 15 anos são analfabetos, 2 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola e 6,8 milhões de crianças de 0 a 3 anos não frequentam estabelecimentos de ensino, o que representa 67,3% dos brasileiros nessa faixa etária. “Para transformar essa realidade, é preciso unir esforços para a criação de uma agenda pública de discussões e de indução de boas práticas de gestão”, disse.

O ENTC acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro, em Florianópolis (SC). O tema desta edição será “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”.  O encontro é organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas de Santa Catarina, com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Para o presidente da Atricon e conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba, Fabio Túlio Filgueiras Nogueira, o objetivo da oficina é disseminar as iniciativas que já apresentam resultados positivos na área da educação.

Saiba mais:

Programação:

29 DE NOVEMBRO
Controle Externo na Educação: experiências dos Tribunais de Contas.

O objetivo da oficina é construir um espaço de apresentação de boas práticas e de troca de experiências dos Tribunais de Contas acerca da atuação no controle externo da educação.

Abertura

Comitê da Educação do IRB (CTE)

Leo Richter, Assistente Técnico do CTE

9h às 9h30
Projeto TCE Educação: a atuação no controle externo da educação (TCE/SC)

Expositor: Gerson dos Santos Sicca, Conselheiro Substituto do TCE/SC

9h30 às 9h55
Programa Na Ponta do Lápis (TCE/MG)

Expositora: Naila Garcia Mourthé, Coordenadora do Programa Na Ponta do Lápis do TCE/MG

9h55 às 10h20
Plano Estadual de Educação: das estratégias para as metas, identificado entregas e responsáveis (TCE/BA)

Expositor: José Luís Galvão Pinto Bonfim, Coordenador de Controle Externo do TCE/BA

10h20 às 10h45
Auditorias na área do transporte escolar e monitoramento da Meta 3 do PNE (TCE/CE)

Expositor: Raimir Holanda Filho, Secretário de Controle Externo do TCE/CE

10h45 às 11h10
Programa de Visitas às Escolas (TCM/RJ)

Expositor: Marcus Vinicius Pinto da Silva, Inspetor-Geral do TCM/RJ

11h10 às 11h35
Acompanhamento do Plano Nacional de Educação (TCU)

Expositor: Thiago Cardoso Storch Secundo Lopes, Auditor Federal de Controle Externo do TCU

11h35 às 12h

Release  Atricon – Colaboração Priscila Pinto Oliveira