Acontece em Salvador encontro de presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil

Acontece em Salvador (BA), um encontro dos presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, de 21 a 23 de fevereiro. O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Túlio Nogueira, participa do encontro representando o TCE-PB.

O evento será aberto nesta quinta-feira (21), às 17h pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Zilton Rocha, seguindo-se uma palestra do presidente do Instituto Ruy Barbosa, Severiano Costandrade e um jantar em homenagem ao ministro Benjamin Zymler que se despediu em dezembro passado da presidência do TCU. Zymler foi substituído pelo ministro Augusto Nardes.

O encontro propriamente dito visando ao aprofundamento das discussões internas sobre a importância do controle externo para a gestão pública terá prosseguimento, nesta sexta-feira (22), com uma palestra do presidente da Atricon (Associação dos Tribunais de Contas), conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT) sobre a agenda da entidade para este ano de 2013. A palestra terá início às 9h30.

Às 10h, o mestre em gestão de pessoas Vinicius Nejaim (SE) falará sobre “Melhorias no desempenho através de programas de Relacionamento Interpessoal” e às 11h o especialista em Direito Público Jair Santana (MG) sobre “Os Tribunais de Contas e as ações de políticas públicas”.

O encontro prosseguirá no período da tarde com palestra do desembargador Cláudio Brandão (RJ) sobre “Licitações e Contratos: O ‘melhor’ controle pelos Tribunais de Contas. Em seguida, André Araújo Molina (BA) falará sobre “Programa de Capacitação Continuada – Possibilidades”, encerrando a programação do dia.

No sábado, às 10h, o Encontro será encerrado com uma palestra do auditor do TCU, Odilon Cavalari, sobre “Processo nos Tribunais de Contas: A defesa dos Tribunais em Juízo”.

Leave a Reply