O Sebrae celebrou na última quarta-feira seus 51 anos, mesma data em que ocorreu a reinstalação da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional, com o objetivo de articular a política para o segmento e melhorar o ambiente de negócios para os pequenos e empreendedores. A nova gestão da Frente conta com pluralidade política, contemplando parlamentares de todas as regiões do país.
Ao longo de sua história, o Sebrae contou com o apoio de diversas instituições, como por exemplo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, que em 2014 lançou uma resolução com diretrizes para o controle do tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações públicas. O diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destaca os resultados expressivos da parceria no boletim que foi ar ar na Rádio Justiça.
O diretor ainda ressalta que a parceria dos órgãos de controle externo com a entidade faz com que as políticas públicas no Brasil – como as que fomentam o empreendedorismo, melhoram o ambiente legal e dinamizam as economias locais – sejam concebidas no Congresso, e encorajadas e garantidas pelos Tribunais de Contas.