AM tem 202 novos ouvidores certificados pelo TCE

O Amazonas já tem 202 ouvidores certificados pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), de acordo com a lista dos aprovados no Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores, divulgada nesta quarta-feira.

O curso foi realizado durante o 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias, em julho deste ano, em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECP) do Tribunal e a Rede de Ouvidorias do Amazonas.

De acordo com o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, a certificação é válida por cinco anos.

“Ouvidoria não é algo simples, requer dedicação, especialização no trato com o usuário de serviços. Cada vez mais será exigido um profissional qualificado para atuar nessa área, para dar um atendimento adequado às demandas, principalmente no serviço público”, afirmou o conselheiro.

Segundo o diretor da Ouvidoria da Corte de Contas, Harleson Arueira, para garantir a certificação, os aprovados precisaram cumprir ao menos 70% da carga horária e passar por uma avaliação teórica.

Além do conteúdo programático, os cursistas participaram de oficinas técnicas e discutiram temas relevantes a atuação nos municípios.

Os participantes aprenderam sobre os fundamentos e princípios da ouvidoria no Brasil, mediação de conflitos, as competências do ouvidor, ética e cidadania, e a legislação relativa a ouvidorias. A capacitação durou quatro dias, com carga horária de 32 horas.

Texto: Deborah Oliveira|Foto: Socorro Lins