Representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB) participaram de reunião com o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) para tratar sobre o fortalecimento do controle externo na área de previdência pública. No encontro virtual, foram debatidos pontos considerados importantes para o aprimoramento da análise atuarial nos Tribunais de Contas (TCs).
A assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições visando fortalecer a atuação dos TCs, proporcionando maior alcance técnico nas análises, também esteve em pauta. A parceria prevê troca de conhecimentos e experiências entre os órgãos, contribuindo para a melhoria da gestão previdenciária no país.
“Acreditamos que a parceria com o IBA será fundamental para aprimorar a qualidade das nossas análises e garantir a sustentabilidade dos regimes previdenciários”, destacou o coordenador geral da Comissão de Previdência Pública da Atricon, conselheiro Severiano Costandrade (TCE-TO).
A expectativa é que a parceria entre Atricon, IRB e IBA contribua para a qualificação do controle externo e para a tomada de decisões mais assertivas na gestão da previdência pública, garantindo a proteção dos direitos dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema.
Durante a reunião, a importância da análise atuarial para o controle externo da previdência pública e os desafios e oportunidades para o aprimoramento destas análises nos TCs também foram abordados.
Representando a Atricon e o IRB na reunião, além do coordenador geral da Comissão de Previdência Pública, também participaram o coordenador técnico, conselheiro substituto Alexandre Sarquis (TCE-SP), a secretária executiva, Cirleia Carla Soares (TCE-RO), e os auditores Maris Gosmann (TCE-ES), Marcos Ferreira (TCE-RJ) e Dagmar Gemelli (TCE-TO). Daniel Conde e André Conde representaram o IBA no encontro.