André Carlo tem trajetória reconhecida pela ALPB

O conselheiro André Carlo Torres Pontes, presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, é o mais novo cidadão paraibano, resultado do reconhecimento unânime da Assembleia Legislativa à sua relevante contribuição ao desenvolvimento do Estado. A outorga da honraria é proposição do deputado Renato Gadelha e foi entregue no último dia 10/12.

André Carlo é membro do TCE-PB desde 2012, mas o ingresso é anterior, data de 1997, quando assumiu o cargo de procurador do Ministério Público de Contas. Na presidência da Corte paraibana o conselheiro tem-se destacado pelo zelo com o desenvolvimento sustentável e com o exercício do controle social.  Diversas iniciativas marcam esse compromisso, dentre as quais o ‘Espaço Cidadania Digital’.

Trata-se de um ambiente totalmente equipado por dispositivos que permitem e facilitam o acesso aos dados da gestão pública na Paraíba, o acompanhamento da execução de obras e serviços públicos.

Na gestão do conselheiro André Carlo essa preocupação em estabelecer parcerias com os cidadãos sempre esteve presente. Ele prega que “quanto mais pessoas houver interagindo com a gestão pública, melhor será a prestação de serviço à população”.

Meio Ambiente – o conselheiro implantou uma ação de sustentabilidade que se dedica à promoção de atividades que visam gerar hábitos ambientalmente corretos e o consumo consciente. Nesse cenário se insere o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Para André Carlo, além de contribuir com a redução dos níveis de poluição e de ser uma atividade saudável (exercício físico) a utilização desse veículo reflete na mobilidade urbana.

Resultado – essa trajetória, respaldada pelo exercício ético e comprometo com a correta e efetiva gestão dos recursos públicos, motivou a outorga do Título de Cidadão Paraibano ao conselheiro André Carlo que, segundo palavras do deputado Renato Gadelha, autor da propositura é “um cidadão justo, humanista, talentoso e reconhecido pela sociedade como um homem probo e bom”.

Agradecimento – O conselheiro agradeceu a honraria relembrando seu histórico familiar e a relação com a Paraíba. “Eu sou de Pernambuco, mas passei boa parte da minha infância e adolescência aqui, na Paraíba. Aqui também tenho meus amigos, meus alunos e meus familiares, pois já tenho três filhos paraibanos. Então, eu já me sinto paraibano de coração e a Assembleia me honra bastante com essa certidão de nascimento nova, agora como paraibano”.

Para encerrar o emocionado discurso, André Carlo recorreu a uma frase da canção Paraíba Joia Rara, composta pelo artista campinense Ton Oliveira: “Eu sou da Paraíba é meu esse lugar”.

Foto: Divulgação

Presenças – participaram da Sessão Solene os deputado estaduais Jutay Meneses, Manoel Ludgério e Ricardo Barbosa; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Joás de Brito Pereira; o representante do Ministério Público da Paraíba, o promotor de Justiça Leonardo Quintans; o representante do Governo do Estado, o secretário de Estado da Agricultura, Rômulo Montenegro; o conselheiro do TCE, Fernando Catão; e o ex-conselheiro do TCE, Gleryston Lucena.

 

Foto: Divulgação

 

ASCOM – ATRICON, 12 de dezembro de 2018.