Durante a pandemia do novo Coronavírus, as atividades virtuais vêm ganhando ainda mais importância. No fim do ano passado, o Tribunal de Contas mineiro lançou o aplicativo Lupa de Minas, uma ferramenta que permite que o cidadão tenha acesso, de forma lúdica e via celular, aos principais dados fiscais do seu município, nas diversas áreas de atuação, como saúde, educação, obras e convênios. O aplicativo é mais uma forma de fortalecer o controle social, e pode ser uma importante ferramenta tanto para gestores como para a população em geral, para informação acerca dos investimentos feitos e dos gastos realizados durante a crise da Covid-19. Uma nova versão do software está prevista para agosto deste ano, com ainda mais informações sobre saúde e recursos humanos.
Gratuito e disponível nas plataformas IOS e Android, o app permite acompanhar a administração dos municípios do Estado de Minas Gerais com informações que foram declaradas pelos próprios gestores, por meio dos sistemas informatizados do TCEMG. Entre na sua loja virtual e baixe o aplicativo Lupa de Minas.
No app, o cidadão tem acesso às receitas e despesas na área da educação, saúde e obras. Além disso, ele pode visualizar em um painel a receita arrecadada e a despesa realizada, além da previsão de arrecadação e de despesa. É possível também fazer um comparativo anual da receita x despesa nos últimos anos, bem como comparar a realidade financeira do seu município com cidades vizinhas ou de mesmo porte em diferentes regiões do Estado. Pelo app, os mineiros têm acesso, ainda, aos processos que tramitam no TCEMG referente ao município consultado, e também aos convênios e aquisições feitas pelas gestões municipais.
Coordenadoria de Jornalismo e Redação