Aprovado Plano de Comunicação do TCM-GO

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) aprovou no último dia 23.9.15 seu Plano de Comunicação 2015/2020, que tem como objetivo o fortalecimento da imagem da Corte de Contas junto aos seus servidores, jurisdicionados, sociedade e imprensa (Resolução Administrativa n° 00119/2015).

O Plano de Comunicação do TCM-GO também objetiva estimular a prática de uma comunicação estratégica séria, inteligente, ética, comprometida, transparente, envolvendo vários canais de comunicação e todos os públicos de seu relacionamento, e está associado ao Planejamento Estratégico da Corte de Contas.

A implementação do Plano de Comunicação está a cargo da Assessoria de Comunicação Social do TCM GO.

Confira algumas ações do Plano, junto aos servidores, jurisdicionados, imprensa e sociedade:

  1. Servidores: por meio de comunicação interna dirigida, como e-mail marketing (TCM Notícias), área de trabalho dos computadores, jornal mural, totens, banners e painéis. A Comunicação Interna engloba todas as práticas e processos comunicativos de uma determinada organização com o seu público interno (servidores, funcionários, colaboradores, etc). Sendo estabelecida de forma correta, além de resultados positivos nas áreas administrativa, mercadológica e econômica, consegue tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e agradável para todos que constituem a organização;

  1. Jurisdicionados: a comunicação com este público de interesse tem que ser assertiva, e para isso podemos utilizar o e-mail marketing, correspondência via correio, site do Tribunal, imprensa, comunicação digital, cartilhas, dentre outros meios. Saber trabalhar com os desafios da gestão da comunicação pública no Brasil é um grande desafio, o qual requer comprometimento, ética e inteligência. A consolidação do conceito de comunicação pública propõe a melhoria da qualidade da relação entre governo e as instituições que atuam com questões de interesse público;

  1. Imprensa: a produção de releases para a imprensa, noticiando os processos avaliados pelo Tribunal, bem como o atendimento às solicitações de matérias e entrevistas, associada a publicações pagas (propaganda) para valorizar a imagem do Tribunal junto à imprensa, e consequentemente junto à sociedade. O relacionamento com a imprensa abre oportunidades de pauta que contribuem significativamente para a construção e o fortalecimento da imagem das organizações.

  1. Sociedade: um trabalho de comunicação direcionado busca aproximar o Tribunal junto à sociedade, e para isso a imprensa é um canal fundamental. Porém, outras técnicas podem ser utilizadas, como eventos (TCM Portas Abertas, Concursos, etc) para receber a sociedade em nossas instalações, bem como a visita do Tribunal junto a escolas, faculdades, universidades e eventos de cunho institucional. Divulgar também a “Ouvidoria” como um canal direto com a população é fundamental. O conceito de Comunicação Pública relaciona-se diretamente com a correta compreensão do termo, e aqui precisamos fazer com que a sociedade perceba o Tribunal como um órgão de fiscalização idôneo, e aberto a receber a opinião pública.

Vários projetos estão sendo desenvolvidos de modo a reforçar essas ações.

Para acessar a Resolução Administrativa n° 00119/2015 na íntegra, acesse o site do TCM-GO: www.tcm.go.gov.br – Legislação – Resoluções Administrativas – Ano 2015 – Número 119/2015. A decisão também foi publicada no Diário Oficial de Contas (D.O.C.): http://www.tcm.go.gov.br/doc/ do dia 28.9.15, páginas 220 e 221.