A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) participou, nesta quinta-feira (10), de uma importante reunião na sede da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), em Brasília. O encontro serviu para fomentar o diálogo com outras entidades na construção de propostas integradas, em consonância com as políticas públicas de desenvolvimento sustentável do país.
Durante as discussões, foram consideradas possibilidades de temas centrais para a atuação conjunta do grupo, entre eles o enfrentamento das desigualdades sociais por meio da inclusão socioprodutiva e o fortalecimento da gestão pública nos diferentes níveis federativos a exemplo da implantação do Comitê de Gestão Fiscal.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, considerou o encontro um ponto de partida importante para ações conjuntas futuras. “Todas essas entidades contam com grandes técnicos que podem somar muito em propostas para o Brasil. Tenho certeza que, juntos, encontraremos agendas que nos levem a uma atuação orquestrada pelo bem da população brasileira”, afirmou.
Já o presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, disse acreditar que a articulação entre instituições com missões distintas, mas complementares, é essencial para o avanço em soluções estruturantes para o país. “Este espaço de diálogo e cooperação fortalece o papel das entidades no aprimoramento das políticas públicas e na promoção da cidadania”, comentou.
Além de representantes da Atricon e da Conamp, a reunião contou com as presenças de Sebastião Helvécio, vice-presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB); Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Augusto Braun, assessor especial da Presidência da CNM; Daniel Miranda, coordenador de Projetos e Parcerias Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Jeconias Júnior, gerente do Sebrae; Gustavo Cezário, diretor de Relações Institucionais do Sebrae; e Helena Rêgo, analista técnica de desenvolvimento territorial do Sebrae.
A próxima reunião do grupo está prevista para ocorrer durante o Congresso Estadual do Ministério Público do Rio de Janeiro (Pré-COP 30), onde a proposta de pauta conjunta deverá ser aprofundada.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Conamp