A Atricon é apoiadora do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que ocorre entre os dias 11 e 14 de julho, em São Paulo. Nos três primeiros dias ocorrerão as atividades do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Pelo sexto ano consecutivo, o domingo (14 de julho) será totalmente dedicado à programação do Domingo de Dados.
O 19º Congresso oferece mais de 100 atividades distribuídas em trilhas temáticas. A programação destaca temas como eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Haverá ainda trilhas de técnicas de investigação, de gestão e outras voltadas para produtos jornalísticos, uso e interpretação de dados, financiamento, segurança de jornalistas, audiência e estudos sobre jornalismo.
Temas ligados à inteligência artificial, à desinformação, ao mapeamento open source e à sustentabilidade também serão abordados. Apenas sobre essas temáticas, estão previstas participações de profissionais da Argentina, Bahrein, Colômbia, Estados Unidos, Holanda, Kenya, Quirguistão, Reino Unido e Venezuela.
Diferentemente das edições mais recentes, em que as atividades tinham as vagas preenchidas por ordem de chegada, este ano cada participante deverá reservar com antecedência as vagas nas palestras, cursos, oficinas, debates e entrevistas. Apenas as pessoas que se inscreverem na plataforma, comprarem os ingressos e receberem a confirmação do pagamento poderão reservar lugares nas salas e auditórios. Só será possível ocupar uma vaga por bloco de horário, ou seja, não será possível reservar atividades que acontecem simultaneamente.
Saiba mais: https://congresso.abraji.org.br/