Atricon e Ibraop reafirmam cooperação por melhoria de gestão e controle de obras públicas

A Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP) renovaram a disposição de realizar ação conjunta objetivando o aprimoramento da gestão e controle de obras públicas. Foi o que ficou acertado em reunião na semana passada (8/2), em Brasília, entre os presidentes das duas entidades, conselheiro Antonio Joaquim (TCE/MT) e o engenheiro Pedro Paulo Piovezan de Farias (TCE/PR), respectivamente. O encontro foi motivado pela posse do conselheiro na Presidência da ATRICON, no dia 7/2.

Na mesma reunião, que contou com a presença do conselheiro presidente Sebastião Carlos Rana, foi assinado protocolo de intenções entre o Tribunal de Contas do Estado de Espírito Santo (TCE/ES) e o IBRAOP. Piovezan informou que além da ATRICON, 16 Tribunais de Contas brasileiros já aderiram ao termo de cooperação, dos quais 13 se associaram ao IBRAOP.

A adesão ao termo de cooperação técnica garante o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, notadamente quanto a adoção às orientações técnicas (OT) sobre gestão e controle de obras. Também viabiliza a participação voluntária de técnicos dos Tribunais de Contas na elaboração de normas técnicas.

Criado em 2000 durante o V Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, o IBRAOP congrega profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, devidamente regulares perante o CREA e que atuam, preferencialmente, em órgãos de controle como os Tribunais de Contas e Controladorias. Sua principal finalidade é promover estudos e debates de questões afetas a esta área técnica, prestando apoio aos órgãos ligados ao sistema de controle externo e interno.

Leave a Reply