Atricon e IRB oferecem curso sobre análise de dados educacionais

Começaram nesta segunda-feira (15) as aulas do curso “Análise de dados educacionais: aplicando evidências na gestão pública”, promovido pela Escola de Dados da Open Knowledge Brasil. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa IRB) ofereceram duas vagas para cada Tribunal de Contas (TCs) do país.

Na ocasião das inscrições, o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) encaminhou ofício informando aos TCs a disponibilidade para participação. A oportunidade resulta de uma iniciativa conjunta da Atricon e do Instituto Rui Barbosa. A formação que está prevista para ocorrer até o dia 17 de dezembro de 2021 possui dois módulos: um básico e um de especialização-gestão, compreendendo uma aula por semana.

De acordo com os organizadores da iniciativa, apesar da grande quantidade de indicadores, ainda são poucas as pessoas capacitadas para analisar e interpretar estes dados na gestão pública, fazendo do letramento em dados (data literacy) um importante desafio para a gestão pública. A capacitação pretende ampliar a habilidade de obtenção e análise de dados da administração pública, bem como subsidiar a orientação em relação às políticas educacionais nos níveis municipais e estaduais no Brasil.

Saiba mais:

O ciclo básico do curso terá duração de três semanas e apresentará as formas de coleta e de disponibilização de bases de dados educacionais, bem como informações sobre recursos, potencialidades e limites para sua exploração. Cada módulo do ciclo básico terá duas horas de videoaulas gravadas, uma aula ao vivo de 1h30min e uma hora de atividades (quiz e desafio prático).

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana: sempre nas terças-feiras, às 10 horas. Nessa ocasião, os instrutores irão aprofundar conteúdos desenvolvidos em seu módulo de atuação e esclarecer dúvidas. No ciclo de especialização, todas as aulas serão ao vivo e terão duas horas de duração. Esse ciclo também é composto por mais uma hora de atividades (quiz e desafios práticos).

Texto: Priscila Oliveira