O município de Sobral, no Ceará, está recebendo uma imersão na educação promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento, que começou nesta terça-feira (6), permite que os participantes conheçam de perto a experiência local, reconhecida internacionalmente pela promoção de educação de qualidade com equidade.
Em apenas 4 anos, Sobral conseguiu aumentar a taxa de alfabetização entre alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 49% para 92%. Em 2017, alcançou o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), passando à frente de 1.364 municípios desde sua primeira avaliação em 2005.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, considera Sobral um grande exemplo a ser seguido por outros municípios brasileiros. “Aqui podemos ver de perto o compromisso dos gestores e dos profissionais envolvidos com a educação. Isso tudo com a indução e o envolvimento direto dos Tribunais de Contas”, constatou. “Queremos que isso se repita por todo Brasil, para que nossas crianças possam ter, de fato, oportunidades na vida”, afirmou.
Os resultados foram atingidos por meio de investimentos contínuos no fortalecimento de lideranças escolares, monitoramento e avaliação sistemática de resultados de aprendizagem, desenvolvimento profissional e reconhecimento permanente de professores, aquisição de materiais didáticos estruturados e no controle da frequência escolar.
A programação do evento é conduzida pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.
Também participaram da vista o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, o conselheiro Rodrigo Coelho (TCE-ES), presidente do Comitê de Educação do IRB, e o presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), João Augusto Bandeira de Mello.