Atricon e TCE-RJ assinam acordo para disponibilizar ferramenta para melhoria na gestão de tarefas aos TCs

A Atricon e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica para disponibilização da ferramenta Kanban TCE-RJ, plataforma de gestão de tarefas, aos Tribunais de Contas do Brasil. Para aderir ao sistema de melhoria da gestão dos processos administrativos, as Cortes interessadas deverão assinar um termo de adesão junto à Atricon.

O presidente da Atricon, Cezar Miola, que participou do ato de assinatura de forma virtual, agradeceu a importante contribuição do TCE-RJ e destacou que a iniciativa objetiva oportunizar a disseminação de boas práticas entre os órgãos de controle. “As ferramentas digitais e os sistemas de informação desempenham um papel cada vez mais relevante nas rotinas administrativas e de fiscalização dos Tribunais de Contas. Com a adoção de soluções tecnológicas avançadas, podemos aprimorar nossa capacidade de trabalho e consequente entrega de resultados à sociedade”, disse.

Implementada no TCE-RJ há mais de um ano com o objetivo de promover melhor gerenciamento do trabalho e aumentar a produtividade, o sistema se baseia na chamada Metodologia Ágil, que propõe acelerar as atividades a partir de ciclos de entregas curtos e em etapas. Com ele, as equipes conseguem planejar as ações com mais facilidade, o que reflete no aumento da produtividade, melhora na qualidade das entregas e maior capacidade de gerenciamento de prioridades.

“É por meio desse compartilhamento que podemos aprender uns com os outros, trocar experiências bem-sucedidas e implementar melhorias concretas em nossas atividades de fiscalização e controle”, disse o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, presente no ato de assinatura do acordo, na sede do TCE-RJ.

A ferramenta oferece a possibilidade de modernizar e uniformizar as práticas de gestão administrativa por meio de uma interface prática, que pode ser customizada conforme as necessidades de cada setor. Nele, as tarefas são apresentadas no formato de cards e se dividem de acordo com o status de cada uma delas, que pode variar de “pendente” até “finalizada”.

O Kanban TCE-RJ também permite integrar equipes de trabalho, formar grupos e quadros para gestão de tarefas pessoais. Os usuários podem visualizar as tarefas desempenhadas pelo setor e acompanhar o andamento de cada uma delas. A plataforma ainda produz relatórios individuais de cada servidor que podem ser utilizados para análise de produtividade.

*Comunicação Atricon com informações do TCE-RJ.