Atricon participa de cerimônia em homenagem aos 100 anos do TCE-SP

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou, nesta segunda-feira (6), da solenidade em comemoração ao centenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O evento realizado no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, também contou com a participação de diversas autoridades públicas do cenário nacional e paulista, representantes dos poderes constituídos e dos principais órgãos públicos governamentais, prefeitos e vereadores, e servidores e convidados.

Além do presidente da Atricon, prestigiaram a solenidade na mesa de abertura, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o deputado federal, Antônio Carlos Rodrigues, representando a Câmara dos Deputados; o ministro da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira; o procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Sérgio de Oliveira e Costa; e o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes. 

Em sua fala durante a cerimônia, o presidente da Atricon, Edilson Silva, se disse honrado por fazer parte da celebração e por compor a mesa de autoridades com pessoas tão essenciais para o avanço e a sustentabilidade da democracia. “É uma experiência singular e, sobretudo, um lembrete de que podemos moldar o futuro de maneira significativa”, destacou.

Ao valorizar o centenário da Corte, o conselheiro afirmou que o TCE-SP participou ativamente da evolução histórica, social e política não só de São Paulo, mas do Estado Brasileiro, desempenhando um papel crucial na promoção da transparência, da responsabilidade e da eficiência na gestão dos recursos públicos. “A história do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo é repleta de pessoas que com sua visão e coragem, enfrentaram os desafios de suas épocas, estabelecendo os alicerces sobre os quais a instituição se ergueu e se mantém sólida até hoje”, ressaltou.

Edilson Silva falou ainda sobre o futuro da Corte e do controle externo brasileiro, ponderando que o que vem adiante “é um campo fértil para a inovação e para a transformação”. Ao se encaminhar para o final de sua participação, o presidente da Atricon aproveitou para renovar o compromisso da entidade de continuar trabalhando lado a lado com a Corte paulista e com todos aqueles que se dedicam a fazer história no sistema de controle externo brasileiro. 

Ao concluir sua fala, o Silva relembrou a enchente que assola o Rio Grande do Sul e manifestou sua solidariedade. “Que Deus abençoe nossos irmãos do Estado do Rio Grande do Sul e nos conceda a sensibilidade necessária para concretamente abençoá-los também”, concluiu.

Homenagens

Entre as autoridades que compuseram a mesa do evento, e foram agraciados com a outorga do ‘Colar do Centenário’ – honraria concebida pelo TCE-SP em reconhecimento pelos serviços prestados à instituição centenária -, estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador de São Paulo e o vice, Tarcísio de Freitas e Felício Ramuth, respectivamente; o ex-presidente, Michel Temer; os ex-governadores João Doria, José Serra, Rodrigo Garcia e Marcio França, atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, André Mendonça e Cristiano Zanin; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia e o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Tribunal de Contas no YouTube e está disponível na íntegra por meio do link https://go.tce.sp.gov.br/txl7fe.

Acesse a galeria de fotos no Flickr

Assista a íntegra da sessão