Após percorrer 17 municípios do arquipélago do Marajó, visitar mais de 130 escolas nas zonas urbana e rural e conversar com autoridades, trabalhadores do ensino municipal e com a população, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) entregou aos gestores marajoaras os relatórios com um diagnóstico da situação educação na região. A iniciativa faz parte do projeto “Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará”. A cerimônia de entrega dos relatórios ocorreu no auditório da Corte de Contas, na manhã de terça-feira (21), e contou com a presença de conselheiros, conselheiros substitutos, servidores do Tribunal e diversas autoridades de instituições parceiras do projeto, como a Atricon, o Instituto Articule, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.
Na abertura do evento, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou que “a Constituição diz que a educação é um direito de todos, que deve ser garantido pelo Estado e pela família, com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Na oportunidade, a presidente do TCM-PA, conselheira Mara Lúcia, ressaltou a importância dos diagnósticos para as ações efetivas na melhoria da educação. “Sabemos que esta construção coletiva só está sendo possível face a sensibilidade de todos os envolvidos, principalmente quando nos deparamos com IDHM e IDEB que mostram o contexto desfavorável e vulnerável dessa região. A gente espera que a partir deste documento, os gestores municipais possam proporcionar ações e investimentos para o desenvolvimento da educação nos municípios”, disse a conselheira.
Na sequência, o conselheiro Cezar Colares, que coordena o projeto, explicou a metodologia e as ações realizadas. Ele apresentou os dados dos relatórios, que mostraram indicadores preocupantes, como o alto índice de analfabetismo, a distorção idade-série dos alunos marajoaras, o não cumprimento do calendário escolar e as dificuldades na garantia de transporte e alimentação para os estudantes.
Colares explicou como vai funcionar a próxima etapa e a importância da parceria com demais instituições. “Agora, na segunda etapa, vamos reunir todos os agentes e órgãos do poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministérios Públicos, Tribunais de Contas, Universidades e instituições que trabalhem com educação. Trabalhando juntos, nós vamos otimizar tempo, recursos e vamos poder mudar essa realidade de ter índices tão baixos no Marajó. É uma tarefa a longo prazo, que não é simples, mas é possível. Nós acreditamos nisso”, afirmou o conselheiro Cezar Colares.
Para o prefeito de Soure e presidente da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó, Guto Gouvêa, o diagnóstico representa um momento de virada na educação do arquipélago. “Nossa esperança é que o relatório nos traga um olhar diferente, que as vezes não conseguimos enxergar por estar no dia a dia. Tenho certeza que esse trabalho vai ser de fundamental importância por ser feito com parceiros. Lendo as recomendações, levando com seriedade este documento e colocando isso na prática, vamos ter um resultado muito significativo”, disse o gestor que representou todos os prefeitos da região do Marajó na mesa de abertura do evento.
Fonte: TCM-PA