A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), representada pelo vice-presidente de Relações Político-Institucionais, Cezar Miola, pelos diretores de Relações Internacionais Marco Peixoto (TCE-RS) e Marcus Presídio (TCE-BA), pela diretora de Desenvolvimento do Controle Externo Lilian Martins (TCE-PI) e pelo integrante do Conselho Fiscal da entidade Plínio Carneiro da Silva Filho (TCM-BA), participa do evento em comemoração aos 23 anos de existência do Tribunal de Contas de Angola. O ministro do TCU Benjamin Zymler e o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA), vice-presidente de auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB), também participam do encontro.
A celebração “23 Anos Promovendo Transparência e a Responsabilidade das Finanças Públicas” teve início nesta terça-feira (10), e vai até a próxima sexta-feira (12). As atividades acontecem no Auditório do Palácio da Justiça, em Luanda, capital de Angola. O seminário reúne profissionais do controle externo de diversas regiões do mundo para palestras e outras atividades.
Ao comentar sobre as comemorações, Cezar Miola valorizou a integração entre as Cortes dos países lusófonos. “Destaco a importância do Tribunal de Contas de Angola, o qual, ao longo desses 23 anos de história, tem buscado aprimorar sua atuação, a fim de desempenhar o relevante papel que lhe cabe no controle das finanças públicas angolanas. A participação de conselheiros brasileiros e portugueses neste evento mostra a integração dos atores do controle externo em prol da boa e correta administração pública”, ressaltou.
Antecedendo o início da programação, na manhã desta terça-feira, os presidentes das principais instituições angolanas receberam os representantes do controle externo. Entre os anfitriões estavam o presidente da Corte de Contas, Sebastião Gunza, a juíza conselheira presidente do Tribunal Constitucional de Angola, Laurinda Prazeres, e a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira. O presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José F. F. Tavares, também prestigia o evento.