O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou da abertura do XI Fórum TCE-PA e Jurisdicionado. O evento, que ocorre em Belém (PA), entre esta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), tem como tema “Sustentabilidade e Novas Tecnologias: o atual modelo de desenvolvimento”.
Aos participantes, Edilson Silva lembrou que o atual momento é crucial para a história da humanidade. Segundo ele, a busca por um desenvolvimento sustentável não é apenas uma escolha, mas uma necessidade imperativa. “A degradação ambiental e as mudanças climáticas são desafios que exigem soluções inovadoras e eficazes”, afirmou.
O presidente da Atricon destacou que já existe, hoje, ações que começaram a indicar caminhos. “A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021) representa um avanço significativo nesse sentido, promovendo práticas que incentivam a sustentabilidade e a inovação”, disse. “A sustentabilidade não é um obstáculo ao desenvolvimento, mas sim a chave para um futuro próspero e equilibrado”, concluiu.
Presidente do TCE-PA, a conselheira Rosa Egídia disse acreditar que os debates promovidos pelo Fórum refletem o momento imperativo para repensar o modelo de desenvolvimento. “Temos a oportunidade de debater estratégias e soluções para um futuro mais equilibrado, inclusivo e responsável”, comentou. “O TCE-PA buscou dar acesso de gestores, agentes públicos e cidadãos às fontes necessárias para inspirar políticas e práticas de governança que considerem os fatores econômicos, humanos e ambientais necessários na jornada rumo ao desenvolvimento sustentável”.